Febrace recebe projetos para a 8ª edição do evento

7 de julho de 2009 - 03:00

Estudantes e professores de escolas públicas e privadas do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, do Ensino Médio e Técnico podem participar da 8ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que acontecerá de 9 a 11 de março de 2010, na Universidade de São Paulo. Os interessados em participar podem fazer até o dia 12 de novembro o envio de projetos e postagem da documentação. Para mais informações acessar o site: http://www.lsi.usp.br/febrace/

 

 

Foi o que fizeram os estudantes de três escolas públicas estaduais cearenses na última edição da feira. Ao todo nove trabalhos produzidos pelos alunos das Escolas Maria Celeste de Azevedo Porto e Raimundo Nonato Ribeiro, localizadas no município de Trairi, e do Liceu de Maracanaú, foram apresentados no evento em março desse ano.

Com seis projetos inscritos, o Liceu conquistou dois primeiros lugares nacionais nas categorias Engenharia e Ciências da Saúde, respectivamente, por meio dos trabalhos: Construção de um robô inseto baseado na utilização de materiais reciclados, criado pelos alunos Lucas Magalhães e Jorge Sandro Pinheiro, e A utilização do biocontrolador orgânico a partir do extrato das folhas de nim no combate a vetores epidemiológicos (aedes aegypti), dos alunos João Batista de Castro, Lucas Albuquerque e Francisco Allan de Souza. As iniciativas receberam ainda 10 premiações que vão desde livros até cursos para alunos e professores.

A Febrace tem como principal objetivo estimular e gerar oportunidades para novos talentos nas áreas das Ciências (Exatas, da Terra, Biológicas, da Saúde, Agrárias, Sociais e Humanas) e Engenharia. A organização e a realização do evento anual são feitas pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Epusp) e conta, todos os anos, com o apoio de diversas instituições públicas e privadas, como a Unesco, o Ministério da Educação, o Ministério da Ciência e Tecnologia, entre outros.