Projeto de Trairi é aprovado para participar da Reunião da SBPC

13 de julho de 2009 - 13:17

“Levantamento Taxonômico de Frutas Silvestres da Caatinga: Potencialidades para a alimentação e para a prevenção de doenças”. Este é o nome do projeto elaborado pelos alunos da escola Raimundo Nonato Ribeiro, de Trairi, aprovado para participar da 61ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) – Amazônia Ciência e Cultura. O evento acontece em Manaus, até o próximo dia 17 de julho, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

 

Realizado pelos alunos Evanir de Sousa e Luana Santos, o trabalho envolve a utilização de frutas silvestres da caatinga como forma de mudar hábitos alimentares da população do município de Trairi. A idéia é produzir bolos, sucos, doces e sorvetes, utilizando as espécies encontradas mas também conhecer o valor medicinal das frutas. O projeto busca uma nova forma de pensar políticas de preservação ambiental, além de nutrir e prevenir várias patologias humanas.

 

A iniciativa será apresentada na reunião pelo professor-coordenador do trabalho, Gerciê Oliveira Castro, que orientou os alunos junto com os professores Rickardo Léo Ramos e Antônio Carlos Leonardo.

 

A programação da 61ª Reunião Anual da SBPC tem como tema Amazônia Ciência e Cultura. Contará com cerca de 160 atividades, entre conferências, simpósios, mesas-redondas, grupos de trabalho, encontros e sessões especiais. A SBPC é uma entidade civil voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil.

Mais informações: http://www.sbpcnet.org.br/site/home/