Dirigentes discutem operacionalização do Prêmio Escola Nota 10

22 de julho de 2009 - 03:00

A Coordenadoria  de Cooperação com os Municípios (Copem) promoveu nesta terça-feira, dia 21, e promove nesta quinta-feira, dia 23, reuniões para discutir a operacionalização do Prêmio Escola Nota 10.

Os encontros envolvem os gerentes regionais do Programa Alfabetização da Idade Certa (Paic), além dos supervisores dos Núcleos Regionais de Cooperação com os Municípios (NRCOM). Estes serão orientados quanto à elaboração do plano de ação, que definirá a aplicação dos recursos destinados às escolas que receberão o prêmio.

Nesta terça, o evento aconteceu em Baturité, onde estiveram presentes os participantes dos municípios da Macro C e da 1ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede), de Maracanaú. Na quinta, as demais Macros se encontrarão em Fortaleza, no Centro de Treinamento Professor Antônio Albuquerque.

O Prêmio Escola Nota 10 é destinado às escolas públicas que conseguiram os melhores resultados de alfabetização, tendo por base o Índice de Desempenho Escolar – Alfabetização (IDE-Alfa), obtido por meio do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece). Este ano, foram premiadas 148 unidades que atenderam as regras da premiação: ter pelo menos 20 alunos matriculados no 2º ano do ensino fundamental regular e ter obtido média de Índice de Desempenho Escolar situada no intervalo entre 8,5 e 10 no Spaece.

As escolas receberão a premiação em dinheiro no valor de R$ 2,5 mil por aluno matriculado. O pagamento será feito em duas parcelas. A primeira equivale a 75% do valor devido a escola enquanto que a segunda parte só será entregue após a vencedora desenvolver durante um ano ações de cooperação técnico-pedagógica com umas das 150 escolas que tenham obtido os menores resultados.