Seduc mobiliza professores para adesão ao Plano Nacional de Formação

23 de julho de 2009 - 13:55

As Secretarias da Educação (Seduc) e de Ciências, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) estão consolidando o processo de formatação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica. O trabalho está sendo feito com a articulação das Instituições de Ensino Superior: Universidade Federal do Ceará (UFC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) e Universidade Regional do Cariri (URCA). O Plano é uma ação do Ministério da Educação que tem como intenção formar, nos próximos cinco anos, 330 mil professores que atuam na educação básica e ainda não são graduados. As inscrições estarão abertas até o próximo dia 31 de julho.

Os cursos serão oferecidos através das seguintes modalidades: 1ª Licenciatura, para professores que ainda não têm formação superior (presencial e a distância), 2ª Licenciatura, para professores já formados, mas que lecionam em área diferente daquela em que se formaram (presencial), e Formação Pedagógica, destinada a bacharéis sem licenciatura, que necessitam de estudos complementares que os habilitem ao exercício do magistério (presencial e a distância).

As Instituições de Ensino Superior, orientadas pelo Dec. Nº. 6.755/2009, que institui a Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério da Educação, estão definindo seus processos seletivos para início das atividades de formação no início do semestre 2009.2.

Professor, se você está em exercício na rede pública estadual ou municipal, não é formado em curso de licenciatura ou ministra aulas em uma disciplina diferente de sua área de formação, acesse a Plataforma Freire pelo endereço www.mec.gov.br , faça o seu cadastro, sua pré-inscrição, preencha seu currículo e participe do Plano Nacional de Formação do Professor da Rede Pública.

Veja:

como se cadastrar