Sesa divulga Informe técnico sobre influenza A (H1N1) às escolas

28 de julho de 2009 - 03:00

Com o objetivo de informar e orientar as escolas da rede pública, que retornam às aulas na próxima segunda-feira, dia 3, sobre a forma adequada de conduzir as atividades em virtude da nova gripe, a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará divulgou uma nota técnica sobre a Influenza A (H1N1).  A secretária da Educação, Izolda Cela, encaminhou hoje, dia 28, pela manhã, comunicado às Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação(Crede) e à Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza(Sefor) sobre o assunto. Além da nota, a mensagem orienta que as informações sejam divulgadas para escolas e a comunidade em geral em suas regiões.

Informe técnico sobre influenza A (H1N1) aos diretores de estabelecimentos de ensino

A Secretaria da Saúde do Estado do Ceará, por meio da Coordenadoria de Promoção e Proteção à Saúde, em virtude da situação epidemiológica atual da Influenza A (H1N1) e considerando a necessidade de informar e orientar a comunidade escolar (creches, escolas e universidades) sobre a forma adequada de conduzir as atividades educacionais na volta às aulas, faz uma série de recomendações. A Secretaria da Saúde leva em consideração que a nova gripe tem alta transmissibilidade e que para este novo vírus (H1N1) a população não está imunologicamente protegida. Mas observa que na região Nordeste o período de maior incidência da gripe sazonal ocorre no primeiro trimestre de cada ano e portanto o risco de disseminação do vírus é menor no atual período. Até o momento a maioria dos casos tem evoluído para cura, características semelhantes a da influenza sazonal, com baixa letalidade.

Considerando que ações de prevenção e proteção podem contribuir para o controle da disseminação do novo vírus respiratório e que devem ser amplamente divulgadas entre as comunidades escolares, as recomendações são:

Não suspender ou adiar o início das atividades curriculares nas escolas

Pessoas gripadas devem ficar em casa no período de transmissibilidade, ou seja, 7 dias após o inicio dos sintomas. Devem aumentar a ingestão de líquidos e procurar assistência médica. Não utilizar medicamentos sem orientação médica, especialmente o Ácido Acetil Salicílico

As pessoas devem higienizar as mãos com água e sabão líquido antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro

Proteger com lenços, preferencialmente descartáveis, a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação das secreções (etiqueta respiratória)

As pessoas devem evitar compartilhar objetos de uso pessoal como: copos, pratos, talheres, canudos, toalhas.