Escola Profissional Avelino Magalhães também é selecionada para 1ª Jornada de Foguetes

3 de setembro de 2009 - 03:04

Três alunos da Escola Profissional Avelino Magalhães, de Tabuleiro do Norte, da rede pública estadual, também vão representar o Ceará na 1ªJornada de Foguetes da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica(OBA), no Rio de Janeiro, de 7 a 12 de setembro.  A equipe desenvolveu um foguete e lançou o artefato que tem como combustível uma mistura de vinagre e bicarbonato de sódio. O lançamento atingiu 54 metros.

 

Os estudantes são do 1º Ano do Curso de Informática: Vitor Oliveira de Lima, Guilherme Diniz da Silva Aquino e Gideoni Quaresma Maia, sob a coordenação da professora de Física, Edineide Maia da Silveira. A equipe da EEEP Avelino Magalhães e o Colégio da Polícia Militar foram escolhidos entre cinqüenta escolas de todo o Brasil, durante a 3ª Olimpíada de Lançamento de Foguetes. Os alunos terão aulas no Curso de Astronomia e Lançamento de Foguetes.

 

Conforme o diretor da escola Albert Einstein, a experiência bem-sucedida já assegurou ao grupo a participação no Encontro de Protagonismo Juvenil, promovido pela Secretaria da Educação(Seduc) em Fortaleza.

 

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira(SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Furnas Centrais Elétricas S/A .