Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica é realizado em Brasília

20 de novembro de 2009 - 03:07

A partir da próxima segunda-feira, dia 23 de novembro, o Secretário Executivo, Idilvan Alencar, a Assessora de Gabinete, Cristiane Holanda, e outros 17 gestores da Secretaria da Educação (Seduc), estarão participando do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT) , no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O evento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), segue até sexta-feira, dia 27.

A expectativa da organização é que 15 mil pessoas circulem pelo fórum que contará com uma programação dividida em três eixos temáticos. O primeiro aborda educação, trabalho e desenvolvimento sustentável; o segundo trata da educação, culturas e integração e o terceiro discutirá educação, ética, inclusão e diversidade.

Além de comemorar os 100 anos de criação das primeiras escolas federais de educação profissional e tecnológica, o evento objetiva reunir propostas que integrem a plataforma mundial de educação, criada no Fórum Mundial de Educação de 2007. A plataforma dita princípios como a universalização do direito à educação pública, a garantia do acesso e a desmercantilização do ensino.

Educação Profissional no Ceará

Vincular a educação básica ao ensino profissional é uma das metas do Governo do Estado e da Secretaria da Educação para a melhoria na qualidade da educação dos jovens cearenses. Até o final de 2010 serão entregues 101 EEEP’s ao Estado, atendendo 48 mil estudantes. Atualmente, as escolas ofertam cursos técnicos de Enfermagem, Informática, Turismo, Segurança do Trabalho, Comércio, Finanças, Edificações, Produção de Moda, Estética, Massoterapia, Agroindústria, Meio Ambiente e Aquicultura.