Pesquisa mostrará o perfil da educação municipal no Ceará

23 de dezembro de 2010 - 03:00

A Secretaria da Educação (Seduc), em parceria com o Universidade Federal do Ceará (UFC) e Fundação Lemann, realiza a Pesquisa Perfil da Educação Municipal no Ceará. Trata-se de uma pesquisa com o objetivo de diagnosticar a situação da educação no Ceará, analisar as políticas públicas com foco no  desenvolvimento mais rápido e eficiente do  Estado, além de elaborar recomendações para a melhoria das  políticas educacionais nos municípios e no estado.

O estudo é baseado no modelo de análise do Programa de Promoción de la Reforma Educativa em América Latina y Caribe (Preal), que envolve dados de matrícula, permanência, desempenho, equidade, padrões educacionais, sistema de avaliação, autoridade e responsabilidade, carreira docente e investimentos em educação. Além disso, serão analisado dados públicos de instituições como  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), bem como dados obtidos diretamente dos municípios.

Os dados fornecidos pelos municípios contemplam as seguintes temáticas: padrões educacionais, sistema de avaliação, financiamento da educação, carreira docente, gestão da política educacional e perfil do dirigente municipal de educação.

O prazo para os municípios responderem ao seu questionário é até o dia 29 de dezembro no  endereço eletrônico http://sige.seduc.ce.gov.br/perfil_municipal. O questionário deve ser respondido, preferencialmente, pelo dirigente  municipal de educação ou seu adjunto (vice,  diretor geral ou equivalente).

A pesquisa fornecerá relatórios gerenciais, por município, visando auxiliar os gestores municipais da educação na tomada de decisões, bem como dar suporte para a Seduc no planejamento das ações de formação dos dirigentes municipais de educação, além de tornar pública a realidade da educação no estado  do Ceará, com seus avanços e desafios.

SEDUC: (85) 3101-3913

David Pitombeira: david.pitombeira@seduc.ce.gov.br