Aula de campo do Curso Técnico em Agrimensura da EEEP Leopoldina G. Quezado

21 de dezembro de 2012 - 14:09

Foi realizada, no dia 19 de dezembro, a primeira aula de campo da disciplina de Segurança do Trabalho do curso técnico em Agrimensura da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Leopoldina Gonçalves Quezado, localizada no município de Aurora.

Coordenada e ministrada pelo Coordenador do Curso José Janyllo Severo Batista, com a colaboração do Coordenador Escolar Plácido Bezerra Leite, os alunos foram conduzidos à cidade de Assaré, localizada a 202km da cidade de Aurora, para observarem a construção do trecho, ainda em obras, da rodovia estadual que liga aquela cidade à cidade de Tarrafas.

   
Os alunos saíram da sede do educandário às 5h e 30min da manhã, no ônibus escolar da instituição, chegando à cidade de Assaré às 9h e 30 min da manhã. O trecho está sendo construído pela empresa Coral Construtora Rodovalho Alencar LTDA, que gentilmente recebeu a comitiva da escola em sua sede, na cidade de Assaré. O Técnico de segurança da empresa, Sr. Xavier, recebeu os alunos esclarecendo a importância do uso do kit EPI (Equipamento de Proteção Individual) explicando aos mesmos, as ações da empresa no sentido de prevenir contra acidentes de trabalho, em seguida a comitiva foi conduzida à sala de vídeo da empresa onde o Sr. Xavier apresentou um slide show das ações desenvolvidas pela Coral no ano de 2011.
   

Após a apresentação do vídeo, os alunos foram encaminhados ao canteiro de obras, onde tiveram a oportunidade de observar a execução dos trabalhos de levantamento topográfico, desmatamento, terraplanagem, construção de boeiros e passagens molhadas. O ponto alto da aula, aconteceu quando os alunos tiveram a oportunidade de interagir com o Topógrafo da empresa, que demonstrou a utilização dos instrumentos utilizados para levantamento topográfico onde os alunos puderam manusear as ferramentas, inclusive fazendo medições com a estação total da empresa. A aula foi encerrada às 11h e 30 min da manhã e os alunos foram conduzidos até a churrascaria daquela cidade para o almoço.

Foi uma experiência enriquecedora para os alunos que avaliaram positivamente a aula, onde se verificou que é na prática que os cursos técnicos profissionalizantes tornam-se atrativos para os educandos.

 

21.12.2012
Assessoria de Comunicação da Seduc
imprensa@seduc.ce.gov.br