Mais de 590 estudantes da rede estadual recebem certificação do Programa Miniempresa 2015

18 de dezembro de 2015 - 20:07

Mais de 590 estudantes do 2° ano do Ensino Médio da Rede Pública Estadual receberam na última terça (15/12) o reconhecimento pela conclusão do Programa Miniempresa 2015, da Junior Achievement Ceará. O evento de certificação aconteceu no auditório da Assembleia Legislativa do Ceará. Esta edição foi a primeira realizada em parceria com a Secretaria de Educação do Ceará (Seduc).

 

O Programa Miniempresa proporciona a estudantes do 2º ano do Ensino Médio da rede pública uma experiência prática em economia e negócios, na organização, operação de uma empresa e o ingresso de jovens no mundo empresarial. Durante 18 semanas, os alunos escolhem um produto a ser comercializado, vendem ações para conseguir o capital necessário para o empreendimento, organizam a administração elegendo um presidente e os diretores, produção, finanças, marketing e vendas e recursos humanos, compram matéria-prima, pagam salários e comissões e recolhem impostos.

 

Emily Sally, estudante da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Joaquim Moreira de Sousa, na Parangaba, explica que o programa trouxe para ela diversas experiências. “Me sinto muito lisonjada por receber este certificado, foram meses muito exaustivos acordando cedo. Com certeza a miniempresa me trouxe diversas experiências.” A estudante explicou também como deu início o programa em sua escola. “Tudo começou nos últimos meses do 1° semestre, a diretora nos fez o convite e aceitamos, tivemos que escolher um tipo de produto, quem ia produzir, as funções dos colaboradores da empresa, foi exaustivo na hora da produção e foi difícil alcançar nossos objetivos iniciais, porém, hoje, estamos felizes por bater nossa meta”, disse ela. 

 

Todas as miniempresas que se destacaram ao longo do programa foram reconhecidas e premiadas no evento. Participaram, ao todo, 15 instituições de ensino de Fortaleza, Maracanaú e Aquiraz, além dos estudantes do Projeto Pescar, mantido pela empresa Gerdau. Além do reconhecimento para os estudantes, os professores voluntários foram homenageados na abertura do evento. 

 

Para a diretora da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM), Virginia Vilagran, iniciar o projeto na escola foi um desafio. “A minha maior dificuldade foi encontrar um professor voluntário, pois ele teria que se doar no seu contraturno, porém a professora Roberta assumiu com muita vontade a turma e hoje está aqui sendo reconhecida pela sua orientação ao empreendimento Bijuteria Encantada, que produz pulseiras femininas” .

 

Participaram da mesa solene, a coordenadora de Protagonismo Estudantil da Seduc, Andréa Rocha, do diretor do grupo Edson Queiroz, Igor Queiroz; da vice-presidente e diretora do Grupo Majela, Aline Félix; do representante do Colégio Ari de Sá, Oto de Sá Cavalcante; do representante do Colégio 7 de Setembro, Henrique Soares; da diretora de Desenvolvimento Organizacional do Grupo M. Dias Branco, Andréa Nogueira; da gerente de Responsabilidade Social do Grupo 3 Corações, Milene Pereira; e da professora Regina Soares, representando a Faculdade de Economia, Administração Atuária e Contabilidade da UFC. 

 

 

Os alunos que participaram são das seguintes escolas da rede estadual:

 

E.E.E.P. Professor Onélio Porto

E.E.E.P.  Dona Creuza do Carmo Rocha

E.E.E.P. Marechal Juarez Távora

E.E.E.P.  Maria Carmen Vieira

E.E.E.P. Joaquim Moreira de Souza

E.E.E.P. Paulo VI

E.E.E.P. Júlia Gifoni

E.E.E.P.  Darcy Ribeiro

E.E.F.M. Joaquim Antônio Albano

E.E.E.P.  Helenita Mota

E.E.E.P.  Alda Façanha

E.E.E.P.  José Barcelos

E.E.F.M.  Matias Beck

 

 

18.12.2015

Assessoria de Comunicação da Seduc

imprensa@seduc.ce.gov.br