22 de dezembro de 2015 - 15:56

Entre os dias 18 a 20 de dezembro, o Centro de Educação a Distancia (CED), da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), foi uma arena pública de destaque aos melhores trabalhos científicos dos estudantes da rede pública. A cidade de Sobral acolheu, pela primeira vez fora da Capital, a IX Feira Estadual de Ciências e Cultura.

A cerimônia de encerramento aconteceu no domingo (20), às 20h, e foram premiados os quatro melhores trabalhos nas áreas de Linguagens, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Matemática e suas Aplicações, Robótica Educacional, Pesquisa Júnior. Os primeiros e segundos colocados receberão credenciais para participar da Mostratec – Mostra Brasileira de Ciência e Tecnologia; e as terceiras e quartas colocações participarão do Ciência Jovem.

Feira Estadual de Ciências foi um festival de protagonismo da juventude cearense“Foi uma experiência enriquecedora, pois eu participei das oficinas, conheci outros projetos, aprendi muito e troquei experiências” contou o estudante da Escola Gabriel Diniz, em Cedro, Samuel Matos. Foi a primeira vez que o jovem de 14 anos visitou a feira e ele ainda participou com a apresentação de um projeto na categoria de Linguagens.

“Nós notamos que os internautas cometem muitos erros ortográficos nas redes sociais e ainda as utilizam de forma errônea. Nosso projeto tenta corrigir essa postura fazendo com que eles passem a escrever corretamente e a se policiar mais quando vão postar algo, além de estimulá-los a utilizar essas redes também para estudar”, disse Samuel.

Já Manuela Rocha, de 16 anos, trouxe para a feira um aplicativo de celular que auxilia os jovens a escolher uma profissão, o Profissomos. “Criamos esse app porque, em geral, os estudantes possuem muitas dúvidas na hora de escolher uma carreira. O aplicativo tem informações básicas sobre as 24 profissões mais votadas em uma pesquisa que fizemos, ajudando, assim, a esclarecer as dúvidas”, explicou ela. O aplicativo já está disponível na Play Store.

Manuela é aluna da Escola Frei Policarpo, em Canindé e, segundo ela, foi muito gratificante participar da feira estadual. “Foi bem legal participar da feira, porque além de gerar uma troca de conhecimentos, tivemos a experiência de conhecer outras cidades e pessoas novas. E expor projetos que desenvolvemos durante oito meses, é muito gratificante”, afirma.

Feira Estadual de Ciências foi um festival de protagonismo da juventude cearenseSegundo a coordenadora de Aperfeiçoamento Pedagógico da Seduc, Betânia Gomes, a ideia é que a feira seja itinerante, ou seja, aconteça em diferentes regiões do Estado a cada ano, para estimular a descentralização do conhecimento, a troca de experiências e a valorização das culturas regionais. “O conceito de itinerância está inaugurado e traz a marca do fortalecimento do protagonismo docente e tem, cada vez mais, a cara da juventude cearense”, disse.

Durante os três dias de evento ocorreram apresentação oral dos 138 projetos, visitação aos estandes, e os estudantes tiveram a oportunidade de participar de oficinas nas áreas de sistemas e mídias digitais e nos laboratórios de química, física, biologia, matemática e redação; além de apresentações culturais. O CED realizou, concomitantemente, a Olimpíada de Robótica e uma maratona de aplicativos e jogos.

A Feira Estadual de Ciências e Cultura da Seduc já é uma política de governo consolidada por nove edições ininterruptas e pretende ser um espaço de estímulo à curiosidade científica e para acolher as múltiplas expressões culturais das juventudes cearenses. Este ano, o evento conta com a parceria da Seara da Ciência (UFC) e o apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), por meio do Projeto Ceará Faz Ciência, do IFCE – Campus Sobral, Universidade Vale do Acaraú (UVA) e Prefeitura de Sobral.

Confira a lista dos vencedores da IX Feira Estadual de Ciências e Cultura.

22.12.2015
Assessoria de Comunicação da Seduc