Secretário recebe visita técnica do TCE na Escola José de Barcelos

20 de fevereiro de 2017 - 21:12

A Escola Estadual de Educação Profissional José de Marcelos, localizada em Messejana, recebeu nesta segunda-feira, dia 20, pela manhã, a visita técnica do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE – CE) que além de avaliar a implementação de medidas relativas à gestão e à infraestrutura das escolas de ensino médio, lançou o aplicativo Controle Cidadão. O evento contou com as presenças do presidente do TCE, Edilberto Pontes de Lima, e do secretário da Educação, Idilvan Alencar.

 

Idilvan Alencar destacou a importância da ação do Tribunal. “O TCE está na seu papel constitucional e legal que é acompanhar a boa apliacação de recursos. No caso da educação, garantindo boas estruturas e trazendo resultados para os alunos. E o resultado do trabalho pode ser visto quando os estudantes chegam ao mercado de trabalho ou conseguem bons resultados no Enem e no Spaece. No Ceará, das 711 escolas existentes na rede estadual, 116 são de Educação Profissional. Outras 26 ofertam Ensino Médio em Tempo Integral e mais 45 começam a funcionar no próximo dia 6 de março. Assim, 25% da rede estadual funcionará em tempo integral. É um avanço na política educacional” – ressalta o gestor.

 

As visitas técnicas serão realizadas, de 16 a 24 de fevereiro, a nove escolas de ensino médio localizadas em Fortaleza, Aquiraz, Aracati, Canindé, General Sampaio, Itarema e Camocim. Além dessa iniciativa, o TCM também irá dispor de um novo canal com a comunidade escolar: o Controle Cidadão. A ferramenta permitirá a qualquer integrante da escola o cadastramento de manifestações sobre algum fato ocorrido na unidade de ensino. O aplicativo foi criado com o objetivo de fazer um controle mais eficiente. Direcionado inicialmente às escolas, poderá ser acessado por toda a sociedade, em breve.

 

O presidente do TCE, Edilberto Pontes de Lima, explicou que o trabalho que a instituição desenvolve nesse momento é de parceria com a escola para que os seus alunos cresçam. “Cada semente é uma floresta em potencial. Cada estudante pode ser um grande médico, um grande engenheiro ou um grande técnico em potencial. Pode ser alguém que fará a diferença na vida das pessoas. A educação faz progredir, desde que haja igualdade e oportunidade” – frisa. O gestor explicou ainda que o TCE realiza um trabalho de aproximação com as escolas por meio do programa Agentes de Controle e agora dá um segundo passo com a criação do aplicativo. “A ideia é que cada aluno possa baixar esse aplicativo e tenha uma interação direta como o Tribunal de Contas” – frisa.

 

Também participaram da visita técnica, por parte do Tribunal, os conselheiros Alexandre Fiqueiredo e Soraia Victor, relatora da Auditoria, e o procurador geral do Ministério Público de Contas, Aécio Vasconcelos. Por parte da Seduc, o coordenador da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor), Eduardo Maia, a diretora da Escola, Glória Brasil Nunes, coordeandores, professores e alunos da unidade de ensino.

 

 

20.02.2017

Assessoria de Comunicação da Seduc

imprensa@seduc.ce.gov.br