Seduc promove formação para educadores alertando sobre os riscos do mundo digital para crianças e adolescentes

25 de maio de 2018 - 16:47 # # # #

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Célula de Mediação Social e Cultura de Paz, em parceria com o Instituto Dimicuida, promovem nesta sexta-feira (25) a formação “Brincadeiras perigosas: riscos e impactos do mundo digital para crianças e adolescentes”. A ação tem como objetivo alertar os educadores a respeito de brincadeiras e desafios que estão sendo propostos na internet, e que podem desencadear problemas de saúde e até a morte das pessoas que praticam. Participam da formação técnicos da Seduc, da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e da Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza (SME).

Betânia Gomes, orientadora da Célula de Mediação Social, lembra que ainda há pouco conhecimento sobre a vastidão de conteúdos existentes no mundo digital, por parte dos adultos, e que atraem a atenção dos jovens. “É um universo desconhecido e não nos damos conta dos riscos que existem ali, sobretudo para pessoas que ainda estão em formação. Precisamos, como educadores, conhecer essa realidade, incluindo o tema na pauta pedagógica das escolas e orientando nossos jovens a selecionar melhor as páginas que acessam”, explica.

A psicóloga clínica Fabiana Vasconcelos, membro do Instituto Dimicuida, defende que é necessário conhecer, compreender e prevenir as situações de perigo envolvendo a internet. “Os adultos, em geral, desconhecem essa realidade, enquanto as crianças e adolescentes estão envolvidos. A disseminação de práticas ocorre, principalmente em plataformas de vídeo, locais em que eles se sentem como protagonistas, e realizam jogos de desafios tentando superar uns aos outros, chegando ao limite, para ver quem se sobressai”, alerta.

Entre os desafios propostos, os mais comuns, de acordo com Fabiana, são o “jogo do desmaio”, que consiste na asfixia; o ato de queimar partes do corpo; a ingestão de produtos químicos; a inalação de desodorante aerossol e até brincadeiras com armas de fogo.

“A Seduc tem um papel muito importante nisso, pois, se chegarmos às escolas de todo o Ceará, conseguiremos prevenir mais ainda essas práticas”, ressalta a psicóloga.

Em 2017, o Governo do Ceará sancionou a Lei nº 16.341, que institui a Semana Estadual de Mobilização e Conscientização sobre as Brincadeiras Perigosas, realizada anualmente na primeira semana do mês de junho. Em alusão ao período, a Seduc realizará o “Seminário Brincadeiras Perigosas, o impacto da vida digital para crianças e adolescentes”, em parceria com o Ministério Público do Ceará (MPCE) e o Instituto Dimicuida.

25.05.2018
Assessoria de Comunicação da Seduc