Dia D do Censo Escolar da Educação Básica é marcado pela abertura do Educacenso a partir desta quarta (30)

30 de maio de 2018 - 10:17 # #

A partir desta quarta-feira (30), Dia D do Censo Escolar da Educação Básica, até o próximo dia 31 de julho, o sistema Educacenso estará no ar para que todas as escolas informem seus dados educacionais. Essa é a primeira etapa da coleta de dados do Censo.

Na matrícula inicial, são coletados dados de escolas, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula de todos os estabelecimentos públicos e pivados de educação básica e educação profissional.

O Censo Escolar é um importante levantamento estatístico realizado pelo Instituto Nacional de Estudos de Pesquisas Anísio Teixeira (Inep) para susidiar programas e polítias públicas para a educação de todo o país. Os dados declarados pelas escolas servem de base para a distribuição de recursos para programas federais relativos ao Livro Didático, Transporte Escolar, Alimentação Escolar, entre outros. Também são utilizados para a aplicação de avaliações externas como Enem e Saeb, e em nível estadual, o Spaece.

Na Secretaria da Educação (Seduc), a Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação (Coave), por meio da Célula de Articulação de Sistemas Educacionais Informatizados (Ceasi), capacita coordenadores regionais e municipais, monitora e acompanha a alimentação dos dados de todas as escolas do estado, mobilizando diretores e secretários escolares para essa importante ação.

30.05.2018
Assessoria de Comunicação da Seduc