Comunidade indígena Tapuya Kariri, de São Benedito, recebe nova sede para escola

7 de junho de 2018 - 10:34 # #

O Governo do Ceará inaugura, nesta quinta-feira (07), às 9 horas, a nova sede da Escola Indígena Francisco Gonçalves de Sousa, no município de São Benedito, para atender a comunidade indígena Tapuya Kariri. O governador Camilo Santana e o secretário da Educação, Rogers Mendes, participarão da solenidade. Para construir e mobiliar a unidade de ensino, foram investidos R$ 1,7 milhão, oriundos dos Governos Estadual e Federal.

O equipamento é composto de seis salas de aula, sala do professor, biblioteca, laboratório de informática, dependências administrativas (secretaria e diretoria), cozinha, cantina e pátio coberto.

A diretora da unidade, Andrea Rufino da Silva, acredita que o novo prédio tem papel fundamental na conquista de direitos e de resistência cultural da comunidade. “Vem fortalecer a luta do povo Tapuya Kariri pela educação de qualidade, com uma estrutura adequada à nossa realidade”, ressalta.

Os povos indígenas têm direito a uma educação escolar específica, diferenciada e intercultural. A Educação Escolar indígena é uma modalidade da educação básica que visa à recuperação de memórias históricas, reafirmação de identidades étnicas, valorização de línguas e ciências dos índios, além de garantir acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas.

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional/Educação Escolar indígena, desenvolve ações de apoio à implementação da educação escolar para as diversas etnias presentes no estado, contribuindo para a afirmação dos povos do Ceará como sujeitos de direito. Do direito à escola, à aprendizagem, aos conhecimentos universais e àqueles que fortaleçam as suas identidades étnicas e de sua pluralidade cultural.

A rede de escolas indígenas conta com 38 unidades estaduais, pertencentes a 14 etnias, distribuídas em 16 municípios. Em 2018, essas escolas possuem 6.899 alunos matriculados, ofertando da educação infantil ao ensino médio regular e a modalidade de educação de jovens e adultos (EJA).

A escola integra a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 05, localizada em Tianguá. A Crede é dirigida pelo professor Gerso Mendes Coelho de Morais. A rede estadual na região conta com 36 escolas, sendo 06 EEEPs, 02 Centros de Educação de Jovens e Adultos (Ceja), 02 Escolas do Campo, 03 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, 01 Indígena, 01 Quilombola e 21 de Ensino Médio Regular.

Serviço: Inauguração da Escola Indígena Francisco Gonçalves de Sousa
Quando: quinta-feira, dia 7 de junho, às 9h
Onde: Aldeia Gameleira – Sítio Carnaúba 2 – Zona Rural – São Benedito-CE

06.06.2018
Assessoria de Comunicação da Seduc