Parlamento Jovem Brasileiro: Seduc realiza pré-seleção estadual para os projetos de lei

13 de junho de 2018 - 11:19 # #

A Secretaria da Educação (Seduc) está realizando a fase de pré-seleção estadual para os projetos de lei do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB).

Após a conclusão da apreciação de todas as inscrições, os projetos avaliados pré-selecionados pela Seduc serão divulgados na página institucional do órgão e encaminhados a Brasília, onde será feita a segunda etapa de seleção, definindo os projetos vencedores.

Acesse a relação dos projetos de lei inscritos no PJB 2018

13.12.2018

Assessoria de Comunicação da Seduc

Parlamento Jovem Brasileiro: abertas as inscrições para a 15ª edição do programa

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar da 15ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). O processo segue até o dia 28 de maio próximo. O PJB é um programa que busca contribuir para o desenvolvimento de uma das dimensões da cidadania, que é o conhecimento sobre a democracia representativa, assim como a importância da participação e do controle social. O programa simula uma jornada parlamentar, na qual os jovens estudantes vivenciam o trabalho de um deputado federal, por meio de debates e votações. A experiência possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo, informa sobre o processo legislativo e educa para a participação e a cidadania.

Para participar é necessário ser aluno do ensino médio, ou técnico de escolas públicas e particulares de todo o Brasil, e ter idade entre 16 e 22 anos. O candidato tem que estar matriculado na 2ª ou na 3ª série do ensino médio, ou no 2ª, 3ª ou 4ª série do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio.

Os interessados devem elaborar um projeto de lei que proponha mudanças para melhorar a realidade do país. O tema é livre, mas deve ter impacto nacional. A proposta deve ser enviada por correio ou por endereço eletrônico, juntamente com a ficha de inscrição e com toda a documentação necessária, à Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc), na forma prevista no Manual de Procedimentos do PJB 2018, até o dia 28 de maio.

O evento será realizado de 1º a 5 de outubro de 2018, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Serão selecionados 78 projetos. O número de representantes jovens por estado e no Distrito Federal é distribuído de maneira proporcional, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem.

Todo o processo de inscrição e análise dos projetos de lei será feito pela Seduc.

Para mais informações, consultar o site do PJB ou a fanpage do Facebook.

SERVIÇO:

15ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro
Inscrições no PJB: de 28 de março a 28 de maio
Envio de projetos: Secretaria da Educação do Ceará – Coordenação de Protagonismo Estudantil
Endereço: Av. General Afonso Albuquerque Lima s/n, Cambeba. Secretaria da Educação do Estado do Ceará CEP: 60.822 – 325
e-mail: ceara.pjb2018@gmail.com
Evento: de 01 a 05 de outubro, na Câmara dos Deputados em Brasília