Jovens Embaixadores: estudantes semifinalistas no Programa viajarão a Brasília para participar de experiência de imersão

18 de junho de 2018 - 15:22 # # #

Os estudantes da rede estadual de ensino que foram semifinalistas no Programa Jovens Embaixadores, promovido pela Embaixada Americana no Brasil, viajarão a Brasília-DF para participar de uma experiência de imersão na língua inglesa e na cultura americana, no período de 1º a 6 de julho próximo. Ao todo, seis estudantes foram selecionados para esta ação. Antes, em janeiro deste ano, o Programa proporcionou uma viagem de intercâmbio aos Estados Unidos, com duração de três semanas, a duas alunas de escolas estaduais que foram finalistas.

Gefferson Fernandes, de 18 anos, foi um dos selecionados para ir à imersão em Brasília. O jovem concluiu a 3ª série do ensino médio em 2017, na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Adolfo Ferreira de Sousa, em Redenção, onde fez o Curso Técnico em Redes de computadores. Para conquistar a vaga, segundo conta, entre outros critérios, foram analisados o desempenho escolar, o nível de domínio do inglês, a boa relação com a escola e com a comunidade. Além disso, o candidato tinha que ter realizado algum trabalho voluntário por, pelo menos, um ano e nunca ter viajado aos Estados Unidos.

“Características pessoais como capacidade de comunicação, liderança e proatividade também foram avaliadas. Eu promovia na minha escola o projeto social ‘Open Your Mind’, que tinha como objetivo principal disseminar oportunidades e democratizar o acesso à língua inglesa”, lembra Gefferson.

English Immersion Program

Devido ao crescente número de candidatos para o Programa Jovens Embaixadores, em busca da experiência de intercâmbio nos EUA, e ao número limitado de vagas disponíveis, a embaixada americana, em parceria com os centros binacionais de todo o Brasil, criaram em 2006 o “English Immersion Program“. Esta iniciativa proporciona a aproximadamente 130 semifinalistas do processo de seleção uma experiência de imersão, vivenciada na Capital brasileira, abrangendo temas como a história e a geografia dos EUA, o aprofundamento na língua americana, assim como na cultura daquele país, entre outros.

“As expectativas são as melhores possíveis”, projeta Gefferson. “O programa irá me proporcionar contato com a cultura americana e irei aprimorar o meu inglês, afinal, todas as atividades feitas serão naquela língua. Além disso, terei contato com cada região do Brasil, através dos mais de 100 outros jovens que, assim como eu, buscam de alguma forma mudar a realidade das suas comunidades e, consequentemente, do nosso país”, considera.

Selecionados

Além de Gefferson, outros cinco alunos de escolas públicas estaduais cearenses participarão da imersão em Brasília:

Alexsandra Victória Ferreira dos Santos – EEEP Governador Flávio Marcílio (Russas)

Caio Warney de Lima Barros – EEEP Doutor Salomão Alves de Moura (Capistrano)

Kattlen Cristina da Silva Nascimento – EEEP Professora Maria Porto Costa Lima (Aracati)

Yasmim Ires Macedo Alves – EEEP Otília Correia Saraiva (Barbalha)

Ana Flávia Marques Motta – EEEP Presidente Roosevelt (Fortaleza)

Em janeiro, o Programa havia selecionado outras duas estudantes para participar de intercâmbio nos EUA. São elas: Samile Santos, da EEFM Walter de Sá Cavalcante, e Ingrid Ariel Silva Alves, da EEEP Paulo VI, ambas situadas em Fortaleza.

18.06.2018
Assessoria de Comunicação da Seduc