Seduc dialoga com comunidades indígenas sobre Concurso para Professor

24 de outubro de 2018 - 12:13 # #

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Educação, vem dialogando com as comunidades indígenas para construir o edital do primeiro Concurso Específico para Professores Indígenas.

As discussões, além das comunidades indígenas, vêm envolvendo representantes da Funai, Tribunal de Contas do Estado, Procuradoria Geral do Estado, Ministérios Públicos Estadual e Federal, da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Estado do Ceará, das universidades e organizações indígenas.

Educação Indígena

Os povos indígenas têm direito a uma educação escolar específica, diferenciada e intercultural. A Educação Escolar Indígena é uma modalidade da educação básica que visa à recuperação de memórias históricas, reafirmação de identidades étnicas, valorização de línguas e ciências dos índios, além de garantir acesso às informações, conhecimentos técnicos e científicos da sociedade nacional e demais sociedades indígenas.

A Seduc desenvolve ações de apoio à implementação da educação escolar para as diversas etnias presentes no estado, contribuindo para a afirmação dos povos do Ceará como sujeitos de direito. Do direito à escola, à aprendizagem, aos conhecimentos universais e àqueles que fortaleçam as suas identidades étnicas e de sua pluralidade cultural.

24.10.2018
Assessoria de Comunicação da Seduc