Gestores das escolas indígenas participam de formação sobre currículo escolar

5 de dezembro de 2018 - 13:02 #

 

A Secretaria da Educação, por meio da Diversidade e Inclusão Educacional/Educação Escolar Indígena, promove seminário para os gestores e coordenadores das escolas indígenas sobre o currículo diferenciado nestas unidades de ensino. A formação aconteceu em duas etapas, totalizando carga horária de 32 horas, envolvendo 104 participantes de todo o estado. A primeira ocorreu nos dias 23 e 24 de outubro e a segunda etapa ocorre nesta quarta e quinta-feira, dias 04 e 05 dezembro.

 

A formação tem como objetivos refletir sobre as práticas curriculares das escolas dos povos indígenas do Ceará, a partir de suas identidades, e refletir sobre elementos fundamentais para uma proposta curricular diferenciada: o papel sociocultural da escola, os modos de organização dos tempos e espaços da escola, de suas atividades pedagógicas, das relações sociais tecidas no cotidiano, das interações do ambiente educacional com a sociedade, das relações de poder presentes no fazer educativo e nas formas de conceber e construir conhecimentos.

 

Na segunda etapa, a proposta é problematizar concepções de currículos diferenciados, bem como conhecer experiências de currículo diferenciado das escolas indígenas do estado do Ceará.

 

Os participantes farão um levantamento das práticas curriculares das suas unidades de ensino, com o objetivo de observar as transformações e continuidades ao longo de sua trajetória. Partindo desse exercício, refletirão sobre o projeto de escola diferenciada, ressaltando suas especificidades e sua relação com a sua comunidade.

 

 

05.12.2018
Assessoria de Comunicação da Seduc