Diversidade e Inclusão entram na pauta das Jornadas Pedagógicas

4 de fevereiro de 2019 - 15:01 #

A subárea Educação, Gênero e Sexualidade, da Coordenadoria da Diversidade e Inclusão Educacional da Secretaria da Educação (Seduc), participou da programação das Jornadas Pedagógicas das Escolas Walter Sá Cavalcante e Gonzaga Mota, nos dias 25 e 30 de Janeiro de 2019.

Na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Walter Sá Cavalcante, a pedido da gestão da escola, realizou-se uma palestra sobre o projeto Escola, Espaço de Reflexão, proposto pela Seduc desde 2017, como prática cotidiana no fazer da escola um espaço de diálogo que vise à formação crítica e reflexiva dos estudantes acerca de temáticas pautadas nos direitos humanos, considerando a diversidade e o respeito ao próximo. Foi uma manhã bastante produtiva, em que gestores, professores e técnicos formadores da Seduc puderam socializar vivências, discutir práticas pedagógicas e se apropriar das bases legais que amparam a escola para a tomada de ações.

Na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Gonzaga Mota, a atividade desenvolvida foi uma oficina pedagógica em Gênero e Sexualidade com carga horária de 8h. Durante os turnos manhã e tarde, com a mediação da equipe de Coordenadoria da Diversidade, os educadores discutiram sobre: como a escola fala das relações de gênero e sexualidade; dados estatísticos que demonstram as consequências da naturalização do preconceito e da discriminação no ambiente escolar; as legislações que fundamentam essas temáticas nos currículos escolares. Também foram realizadas atividades práticas, através de estudos de caso, planos de aula e projetos pedagógicos que contextualizam assuntos como o uso do nome social por estudantes trans, namoro na escola, violência contra mulheres e meninas, homofobia e diversos arranjos familiares na sociedade brasileira.

Essas atividades atendem às estratégias 3.13, 3.20 e 8.8 do Plano Estadual de Educação e às metas educacionais previstas no Plano Estadual de combate à LGBTfobia do Estado do Ceará.