Professor da rede estadual representa o Ceará em dois grandes eventos de tecnologia em São Paulo

20 de fevereiro de 2019 - 09:51 # # # # #

O professor André Cardoso, do Laboratório de Ciências da Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Dom Helder Câmara, de Fortaleza, representou o Ceará em dois grandes eventos nacionais ligados à área da inovação e da tecnologia, durante a semana passada. Como espectador, participou do Programa STEM TechCamp Brasil e, como palestrante, esteve na Campus Party, apresentando uma das iniciativas que desenvolve em sua escola, ligada às áreas da robótica e do meio ambiente.

O Programa STEM tem como objetivo estruturar uma rede de multiplicadores formada por professores líderes de ações escolares em Ciências, Tecnologia, Engenharias e Matemática (STEM), com potencial e liderança para articular e aprimorar ações existentes e elaborar e implantar novas ações voltadas à aprendizagem ativa nas redes públicas de educação básica do Brasil. Trata-se de uma iniciativa da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC) e apoio da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP) e do Grupo +Unidos.

André Cardoso está à frente de duas ações significativas de mobilização de jovens da Escola Dom Helder Câmara. Uma delas é o “projeto de robótica sustentável”, que incentiva a criação de robôs a partir de materiais reutilizados, como papelão, palitos de picolé, tampas de garrafas PET, ligas de escritório e peças de aparelhos eletrônicos em desuso, fazendo com que os experimentos tenham baixíssimo custo.

A outra ação é a “arte sustentável”, que busca reaproveitar materiais que iriam para o lixo, na composição de obras de arte. Ambas as ações estimulam a criatividade, a imaginação e a proatividade dos jovens.

Estoura balão

A palestra que André ministrou na Campus Party foi sobre a robótica sustentável, apresentando o experimento denominado estoura balão. “Trata-se de uma batalha entre robôs feitos de materiais reciclados, numa arena, em que um tem o objetivo de furar o balão do outro, de forma bastante interativa”, explica o professor.

A Campus Party tem o objetivo de incentivar e promover atividades e projetos nas áreas cultural, educacional gratuita, de inclusão digital, do desenvolvimento tecnológico e econômico. É tida como um dos principais eventos de internet e tecnologia do país.

“Foi maravilhoso. Consegui representar o Estado do Ceará com responsabilidade e orgulho. Estamos saindo desta formação com vários planos de ações para o estado, para a implementação de técnicas Stem no ensino. Na Campus Party, contei sobre o meu trabalho e como replicá-lo em outros estados”, finaliza.

* Com informações das páginas da STEM TechCamp Brasil e da Campus Party Brasil.