Parlamento Jovem Brasileiro: programa seleciona jovens para vivência como deputado federal

2 de abril de 2019 - 14:43 # # #

Estão abertas até o próximo dia 31 de maio as inscrições para a 16ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB), programa da Câmara dos Deputados que simula uma jornada parlamentar com estudantes do ensino médio de escolas públicas e particulares. Durante o encontro, que será realizado de 23 a 27 de setembro, em Brasília, os jovens recebem informações sobre processo legislativo, participação e cidadania, e realizam debates e votações como se fossem deputados federais.

Para participar, o aluno deve ter entre 16 e 22 anos até o fim de 2019, deve estar matriculado e frequentando regularmente o ensino médio regular, ensino técnico integrado ao ensino médio ou ensino médio na modalidade a distância (EJA). É preciso preencher a ficha de inscrição online, anexar um projeto de lei de própria autoria (de tema livre e impacto nacional) e também a documentação necessária para a Secretaria de Educação.

Serão selecionados 78 projetos de lei. O número de vagas para deputados jovens por Estado e pelo Distrito Federal é proporcional ao número de deputados federais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Câmara, recebe 11 parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante jovem.

Acesse a página de inscrições

Mais informações no site da Câmara Federal e pelos telefones: 3101.2693/3101.3928 (falar com Ana Cristina ou Marcelo Alves).

Acompanhe as fases do programa em 2019:

• PRÉ SELEÇÃO ESTADUAL – 03 a 24 de junho
• DIVULGAÇÃO DOS PRÉ SELECIONADOS – 01 de julho