Prêmio Respostas para o Amanhã estimula produção científica entre alunos da rede pública

10 de abril de 2019 - 16:30 #

O Prêmio Respostas para o Amanhã, que busca estimular e divulgar projetos de investigação e experimentação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino, está com inscrições abertas até o próximo dia 17 de junho, somente pelo site www.respostasparaomanha.com.br.

Podem participar estudantes e professores do Ensino Médio em redes públicas municipais, estaduais e federais, com projetos em disciplinas que pertencem às áreas das Ciências da Natureza e Matemática e suas Tecnologias: Matemática, Biologia, Física, Química e outras relacionadas, como Biotecnologia, Robótica, Eletrônica etc. A equipe
do projeto deve ser composta de 5 a 15 estudantes matriculados na mesma turma. A inscrição deve ser feita pelo professor orientador do projeto, que lecione à equipe uma das disciplinas citadas.

Para mais informações e acesso ao ambiente de inscrições, clique aqui.

Com base no ensino por projetos, na investigação científica e no pensamento crítico, a iniciativa contribui para a formação de cidadãos capazes de interpretar situações, lidar com as mudanças do contexto e contribuir para avanços da sociedade.

Desde 2014, a organização do Prêmio já recebeu 5.756 inscrições de projetos de todo o Brasil. A participação do estado do Ceará é destaque, tendo sido Vencedor Nacional no ano de 2018, com o projeto “Reflexologia experimental de Cenchrus echinatus e Jatropha gossypiifolia no desenvolvimento de culturas-alvo da agricultura familiar”, da Escola de Ensino Médio Ronaldo Caminha Barbosa, em Cascavel.

Destaques da 6ª edição

· Projetos com foco na abordagem STEM – sigla em inglês para Science, Technology, Engineering and Mathematics (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) partem de um desafio ou problema que possibilite múltiplas soluções ou respostas. Nessa abordagem, o ensino de Ciências encontra suporte na Tecnologia, nos processos de Engenharia e na aplicação da Matemática para soluções inovadoras de problemas reais em uma situação concreta. A novidade visa despertar o interesse dos estudantes por essas áreas do conhecimento, assim como contribuir para sua formação, de modo que as carreiras científicas e tecnológicas sejam um de seus possíveis projetos de vida.

· Os projetos devem partir de demandas reais ou globais e apresentar respostas que melhoram a qualidade de vida das pessoas.

· Participação de equipes, de 5 a 15 participantes de uma mesma turma, orientadas por professores que lecionam disciplinas das áreas das Ciências da Natureza e da Matemática e suas Tecnologias. Nesse novo formato, uma mesma turma poderá se organizar por equipes e concorrer com diferentes projetos.

· Participação de até dois professores parceiros para apoiar o desenvolvimento do projeto de sua equipe, sendo que esses profissionais podem lecionar em outras áreas do conhecimento, como as Ciências Humanas e suas tecnologias e Linguagens, Códigos e suas tecnologias, fortalecendo assim a interdisciplinaridade.

· Certificado de participação para os professores e estudantes dos projetos classificados.

· Premiação para as escolas, professores e estudantes sendo:

– 20 projetos Semifinalistas: Cada professor orientador e até dois professores parceiros dos 20 projetos semifinalistas será contemplado com: 1 tablet Samsung;

– 10 projetos Finalistas: Cada uma das escolas dos 10 projetos finalistas será contemplada com: 1 TV Samsung 55” e 1 notebook Samsung;

· 3 projetos Vencedores pelo Júri Popular: As escolas em que estudam as equipes responsáveis pelos 3 projetos eleitos pelo público serão contempladas com troféus “Projeto Vencedor pelo Júri Popular”. O valor desses troféus é simbólico, não comercial.

· 3 Vencedores Nacionais: Cada aluno das 3 equipes vencedoras serão contemplados com:

1º lugar: 1 smartphone Samsung;
2º lugar: 1 notebook Samsung;
3º lugar: 1 tablet Samsung

O Prêmio disponibiliza também aos professores e estudantes conteúdos formativos para subsidiar o desenvolvimento das propostas e enriquecer ainda mais os projetos. Além disso, haverá a continuidade do Curso Aprender por Projeto para educadores, desvinculado da participação na 6ª edição, oferecido gratuitamente e com certificação ao final.

O Prêmio Respostas para o Amanhã é uma iniciativa da Samsung, com coordenação geral do CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária, tem o apoio da UNESCO, Reduca, OEI, Consed e outras instituições comprometidas com a educação de qualidade para todas as crianças, adolescentes e jovens brasileiros. Realizado desde 2014 em vários países da América Latina, no Brasil o Prêmio já mobilizou mais de 153 mil estudantes, 10.200 professores de cerca de 4.120 escolas.

 

Com informações da organização do Prêmio Respostas para o Amanhã.

 

10.04.2019

Assessoria de Comunicação da Seduc