Encontro de formação sobre diversidade étnico-racial debate sobre preconceito religioso

16 de maio de 2019 - 16:35 #

Considerando a escola como um espaço plural, que tem como missão acolher e promover a formação de pessoas de múltiplas orientações, a Secretaria da Educação (Seduc) promove, nesta quinta-feira (16), o III Encontro de Formação: Diálogos sobre Educação e Diversidade Étnico-Racial, tendo como público professores de Ciências Humanas das unidades de ensino que compõem a Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (Sefor).

A escolha da data foi motivada pelo Dia de Luta contra o Racismo e o Dia dos Pretos Velhos, comemorados em 13 de maio. A motivação deste terceiro encontro formativo tem como ponto de partida conhecer a importância das mulheres negras na construção de estratégias de resistência do seu povo, construindo redes de afeto. As redes estão associadas a espiritualidades e podem ou não estar relacionadas a práticas religiosas.

Tom Jones, organizador do evento e professor da Coordenadoria de Diversidade e Inclusão Educacional da Seduc, lembra que a escola é como um espelho da sociedade, por se tratar de um lugar que todos procuram para obter educação, independentemente das raízes culturais. “As pessoas de terreiros não estão desligadas desse contexto, mas às vezes acabam sendo negadas por causa do preconceito e da falta de abertura ao diferente, ao não se verem acolhidas, sofrendo intolerância ou racismo religioso, por expressarem uma fé diferente da maioria. Ter esse momento com professores é importante para provocar reflexões, visando à mudança desse paradigma”, observa.

Na programação houve mesa de debate, roda de conversa, apresentação de vídeo com povo de terreiro, entre outras vivências.