Seduc promove terceira edição do “Escola: Espaço de reflexão”

21 de maio de 2019 - 16:32

Em sua terceira edição, o evento apresenta o tema “Fortalecendo a cultura do diálogo”. O objetivo é assegurar uma postura protagonista, respeitosa, ética e cidadã da comunidade escolar perante os debates relacionados aos direitos humanos em nossa sociedade.

A mesa de abertura começa às 13h, com a participação do secretário executivo de Ensino Médio e da Educação Profissional, Rogers Vasconcelos Mendes; do promotor de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude (CAOPIJ), Hugo Mendonça; do vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Fábio Beneduce; da representante do Fórum Estadual da Educação, Kelma Cristina Gomes; e do representante da Associação Cearense dos Estudantes Secundaristas, Mateus Lima. Neste primeiro dia, a agenda de atividades seguirá até as 17h.

No segundo dia, de 8h30 às 16h30, o evento realizará oficinas com as seguintes temáticas: “Estudos indígenas e afro-brasileiros e indígenas nas escolas”; “O feminino e o feminismo em sala de aula”; “Masculinidades juvenis no contexto escolar”; “A escola como espaço educador sustentável”; “Os perigos do mundo digital: saúde e impacto do mundo digital no comportamento de crianças e adolescentes”; “Saúde mental na adolescência: qual o papel da escola?”; “Escola democrática: instrumentos legais, ouvidora e mediação” e “Socialização das discussões e mesa de encerramento”.

A iniciativa da Secretaria é uma estratégia para apoiar a organização de atividades escolares em que os estudantes sejam estimulados a formular suas opiniões e a expressá-las de forma responsável e consequente, promovendo o debate franco e aberto sobre temas da contemporaneidade, preservando a tolerância e o respeito frente a posições contrárias às suas. As unidades de ensino são locais de desenvolvimento da aprendizagem dos conteúdos curriculares, mas são concebidas, principalmente, como espaço para vivência e compreensão das relações sociais.

Serviço: Escola: Espaço de Reflexão

Data: 22 de maio – 13h às 17h

23 de maio – 8h às 17h

Local: Meridional Center (Av. Santos Dumont, 779, Centro – Fortaleza)