Seduc e Instituto Dimicuida promovem II Semana sobre Brincadeiras Perigosas

31 de maio de 2019 - 16:13 # #

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Célula de Mediação Escolar e Cultura de Paz, em parceria com o Instituto Dimicuida, promove a II Semana Estadual de Mobilização e Conscientização sobre as Brincadeiras Perigosas, instituída em 2017, sob a Lei Estadual nº 16.341.

Durante a semana, 3 a 7 de junho, será realizado o II Seminário “Brincadeiras perigosas: “O impacto da vida digital para crianças e adolescentes”. Haverá, ainda, atividades que englobam a temática “internet e valores de vida” e alertam para os riscos destas brincadeiras. O evento contará com a participação de profissionais especializados em direito digital, psicologia, educação digital e pediatria preventiva.

Os jogos de não-oxigenação são “brincadeiras” disseminadas na internet e praticadas por crianças e jovens do mundo inteiro, que deixam sequelas muitas vezes irreversíveis ou levam ao óbito. É de fundamental importância informar e conscientizar pais, profissionais e sociedade em geral sobre os perigos no mundo digital.

Esse quadro, somado à falta de controle parental em dispositivos eletrônicos (desrespeito às classificações de idades recomentadas para consoles de jogos online e redes sociais, e o tempo de tela para o público infanto-juvenil), influencia no aumento de adoecimentos dos “nativos digitais” – aqueles que nasceram e cresceram com as tecnologias digitais presentes em sua vivência.

Visando preservar a vida de crianças e adolescentes, o Instituto DimiCuida tem sido referência no país no que concerne a essa questão, promovendo ações com o objetivo de informar e conscientizar pais e cuidadores, além de capacitar educadores, profissionais de saúde e segurança pública acerca dos perigos no mundo digital.

Sobre o Instituto DimiCuida:

O Instituto DimiCuida nasceu em 2014 após um jovem de 16 anos perder a vida praticando o jogo do desmaio. Visando preservar a vida de outros jovens, o Instituto desenvolve pesquisas, estudos e mantém uma troca permanente de informações com outras entidades no mundo. Já promoveu, em Fortaleza, dois Colóquios Internacionais sobre Brincadeiras Perigosas. Desenvolve uma agenda permanente de trabalhos de prevenção e conscientização para pais, crianças e jovens, além de profissionais das áreas de educação, segurança pública, do direito e de saúde.

A Semana Estadual de Mobilização e Conscientização sobre as Brincadeiras Perigosas em conformidade com a Lei Estadual Nº 16.341 de 13 setembro de 2017, a ser realizada, anualmente, na primeira semana do mês de junho.

Programação da II Semana Estadual de Mobilização e Conscientização sobre as Brincadeiras Perigosas
05 de junho de 2019
Oficina: Internet e Valores de Vida
Público: Estudantes
Local: Auditório da Seduc
Horário: 13h às 17h
Inscrições gratuitas para a oficina: https://forms.gle/zvRooZy2JM7v6UZV7

06 de junho de 2019
Evento: II Seminário “Brincadeiras perigosas: “O impacto da vida digital para crianças e adolescentes”
Público: Educadores, gestores, estudantes, psicólogos e demais interessados na temática
Local: Auditório do Tribunal de Justiça
Horário: 08h às 12h
Inscrições gratuitas para o seminário pelo link: https://forms.gle/ErST6xYhGBinYg6X9

07 de junho de 2019
Evento: PODCAST sobre as brincadeira perigosas
Público: Alunos da EEEP Leonel de Moura Brizola (04)
Alunos da Escola Miguel Gurgel (uma turma)
Local: Seduc
Horário: 8h às 12h