Seduc, Vice-Governadoria e Instituto Aliança promovem oficinas pedagógicas voltadas à cultura de paz

4 de junho de 2019 - 16:47

 

A Secretaria da Educação, em parceria com a Vice-Governadoria do Ceará e o Instituto Aliança, promovem nos dias 5 e 6 de junho oficinas pedagógicas voltadas para o aprofundamento de metodologias que contribuem para o desenvolvimento de competências emancipatórias e cidadãs, na perspectiva de trabalho com a justiça restaurativa e da criação de uma cultura de paz.

Estas oficinas ocorrerão no período da manhã, no Condomínio Espiritual Uirapuru (CEU), em Fortaleza, e integram a Programação do Seminário Internacional “Cidades Seguras – Múltiplos Olhares”. A ação se propõe a debater, na noite do dia 6 e durante todo o dia 7, a complexidade de se construir cidades seguras e pacíficas.

No dia 5, será realizada para 40 profissionais da área da educação, a oficina “Aprendizagem e Serviço Solidário”, ministrada pelo professor Enrique Ochoa, da organização CLAYSS, de Buenos Aires/ Argentina. Esta oficina se propõe a apresentar a metodologia e as características programáticas da Aprendizagem em Serviço: protagonismo estudantil, serviço de solidariedade pró-social e articulação curricular.

O público-alvo são as equipes das Células de Mediação Social e Cultura de Paz e de Desenvolvimento das Competências Socioemocionais. Também participarão representantes das demais coordenadorias da Secretaria Executiva do Ensino Médio e da Educação Profissional e da Coordenadoria de Proteção Social, além de membros da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza e de gestores e professores de escolas da Capital.

No dia 06.06, para o mesmo público, está prevista a realização da oficina “Metodologia do Educapaz”, que objetiva o detalhamento da implementação do programa e das “Aulas em Paz”. Esta oficina será conduzida pelo professor Oscar Sanchez e pelo psicólogo Fernando Mejía, ambos de Bogotá, Colômbia.

 

Serviço
Quando: dias 5 e 6 de junho, a partir das 8h30
Onde: Condomínio Espiritual Uirapuru – CEU – Avenida Alberto Craveiro 2222 – Castelão