Seduc participa de lançamento estadual da Campanha Setembro Amarelo

30 de agosto de 2019 - 15:15

A Secretaria da Educação (Seduc), considerando a importância da disseminação de atitudes em defesa da preservação da vida, engaja-se na campanha do Setembro Amarelo, que trata da prevenção do suicídio. A secretária Eliana Estrela participou, nesta sexta-feira (30) da solenidade de lançamento oficial da ação, em Fortaleza, no auditório da Universidade do Parlamento Cearense, na Assembleia Legislativa.

A iniciativa vem sendo desenvolvida pelo Ministério Público Estadual (MPCE), em parceria com o Governo do Ceará, por meio da Seduc, além das Secretarias da Saúde (Sesa), Administração Penitenciária (SAP) e Superintendência do Sistema Socioeducativo (Seas). Prefeituras municipais e organizações da sociedade civil também apoiam a realização desta agenda.

Eliana Estrela salienta a relevância do tema. “Na escola, temos a responsabilidade de conhecer um pouco mais a juventude. Sabemos do esforço e da dedicação dos nossos professores e gestores, que lidam com diversidades e adversidades. Estamos realizando trabalhos como a as células de mediação de conflitos, o projeto de cultura de paz e o projeto Diretor de Turma, em que o professor tem a condição de estar mais perto de um grupo de alunos, acompanhando o seu dia a dia, o seu contexto familiar, o que pensa e o que sente. Também temos os psicólogos nas regionais, que fazem um importante trabalho de acompanhamento. Precisamos acreditar no potencial da juventude e fazer com que ela acredite em si, também”, enfatiza.

Na próxima segunda-feira, dia 2 de setembro, a partir das 14h, a Seduc receberá a palestra “Adolescência, educação e suicídio: uma abordagem interdisciplinar”, apresentada pelo professor Rosendo Amorim. A palestra será aberta ao público.

O procurador de Justiça Hugo Mendonça, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude e Educação (Caopije), do MPCE, entende que é necessário discutir e fortalecer uma política cearense de prevenção do suicídio. “O projeto Vidas Preservadas foi lançado no ano passado pelo Ministério Público, mas é um movimento de toda a sociedade cearense e só faz sentido por causa de seus parceiros.  Essa campanha no mês de setembro vai espalhar mensagens de apoio nas redes sociais para quem mais precisa. Serão em formato de post-it, feito à mão, com uma frase de estímulo, sempre com a hashtag “recados amarelo”. A partir do dia 1º de setembro, lançaremos em todos os dias ímpares um a nova mensagem”, explica.

Serviço:

Palestra “Adolescência, educação e suicídio: uma abordagem interdisciplinar”
Segunda-feira – 02/09/2019 – às 14h
Auditório da Secretaria da Educação (Seduc)
Av. General Afonso Albuquerque Lima, s/n – Cambeba – Fortaleza-CE