Estudantes da EEMTI Marcelino Champagnat conhecem Palácio da Abolição

19 de novembro de 2019 - 16:40 # # #

Bruno Mota - Texto e fotos

Um grupo de alunos pertencentes ao Grêmio Estudantil da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Padre Marcelino Champagnat, localizada no bairro Barroso, em Fortaleza, visitou na manha desta terça-feira (19) o Palácio da Abolição, sede administrativa do Governo do Ceará. Os estudantes foram recebidos pelo secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, que conversou com os jovens a respeito das ações desenvolvidas na área da Educação. A secretária Eliana Estrela também participou do encontro.

Durante a visita, os alunos puderam conhecer as dependências do Palácio, guiados pelo tenente-coronel da Polícia Militar Ricardo Porto, chefe do Cerimonial da Casa Civil, que contextualizou sobre a história da edificação, inaugurada em 1970.

Pedro Henrique Vieira, de 16 anos, aluno da 2ª série do Ensino Médio e presidente do Grêmio Estudantil, considerou a experiência interessante. “Ainda não tinha vindo aqui e tudo o que aprendemos foi de grande importância. É sempre bom termos conhecimento sobre os projetos que o Governo tem para a gente”, avalia.

A colega de Grêmio Yara Sampaio, de 15 anos, que cursa a 1ª série do Ensino Médio, explicou que tanto o passeio pelo prédio, como o momento de diálogo com os secretários, foram enriquecedores. “Achei muito interessante conhecer o mausoléu. Falar com o secretários sobre as oportunidades que os jovens das escolas públicas têm, como o intercâmbio, também foi muito esclarecedor”, aponta.

Valores

Durante o diálogo, Élcio Batista lembrou do esforço que vem sendo feito pelo Governo no sentido de melhor preparar os jovens para as necessidades contemporâneas globais. “O foco na qualidade é o que tem sido feito, e é o que tem colocado o Ceará como referência. A educação é o que dá a capacidade de realizar sonhos. Os jovens precisarão desenvolver capacidades e habilidades, principalmente socioemocionais. Empatia, respeito, sociabilidade, controle das emoções, capacidade de adaptação. Quanto mais jovens preparados, melhor será o futuro da sociedade”, observa.

Eliana Estrela julga que a visita foi um momento simbólico. “Tanto porque eles conheceram a história do Palácio, como pela oportunidade de ouvir um pouco o secretário Élcio, que se mostrou disposto a conversar sobre vários assuntos, tirando dúvidas, fazendo com que eles entendam que são a nossa inspiração. Trabalhamos para eles e com eles. O nosso governador e a nossa vice-governadora têm a Educação como prioridade e é importante que os jovens se percebam nesse processo”, conclui.

A diretora da EEMTI Marcelino Champagnat, Leiliane Façanha, acredita que a saída do ambiente escolar para este tipo de programação amplia o universo de conhecimentos dos jovens. “Isso levanta a autoestima deles e fomenta a busca por informações importantes, que os secretários estiveram à disposição para esclarecer”, reflete.