2ª Expo CIEE apresenta universo do mercado profissional a jovens estudantes

29 de novembro de 2019 - 11:25

Bruno Mota - Texto e fotos

A escolha profissional e a inserção no mercado de trabalho exigem conhecimento das oportunidades e preparação. Os jovens que se encontram cursando o Ensino Médio vivenciam momento de transição na vida e deparam-se com estas duas questões. Considerando a importância deste tema, que gera repercussões diretas na dinâmica econômica e social, o Governo do Ceará busca formar e incentivar a juventude a fazer escolhas conscientes em relação à profissão. Desta forma, apoia a realização da 2ª Feira do Estudante Expo CIEE, realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), nesta quinta e sexta-feira (28 e 29), no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. A Secretaria da Educação (Seduc) e a Vice-Governadoria, por meio do Pacto por um Ceará Pacífico, são parceiras da iniciativa.

O secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista, destacou durante a abertura da Feira que um dos principais focos de investimento do Governo têm sido as ações voltadas à juventude. “Estamos querendo criar condições para que a nova geração seja muito melhor do que atual. Esta é a segunda Expo e espero que ela se multiplique. Que a gente possa apoiar se abraçar em torno desta causa e criar oportunidades para uma sociedade melhor”, aponta.

A estudante Marcília Medeiros, de 17 anos, cursa a 2ª série na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Tecla Ferreira. Na unidade de ensino, acompanha a disciplina eletiva de Mercado de Trabalho e sonha trabalhar na área do Direito.

“Quero sair da escola e procurar um emprego para poder me sustentar enquanto estiver na faculdade. Estou aqui para procurar conhecer mais, no sentido de facilitar a conquista de uma vaga de emprego, entendendo mais sobre o mercado de trabalho. A gente estuda em tempo integral e passa o dia inteiro na escola, então, também achamos importante ter uma experiência como essa”, ressalta Marcília.

O coordenador da área de Educação Profissional da Seduc, Rodolfo Sena, lembra que a “Lei do Aprendiz”, regulamentada por decreto do Governo do Ceará, estabelece cotas para a contratação de adolescentes, jovens e pessoas com deficiência pelas empresas públicas e privadas. “A EXPOCIEE, é uma excelente oportunidade de aproximar nossos estudantes ao mercado de trabalho na condição de aprendizes, considera

Luiz Gustavo Coppola, superintendente nacional de Atendimento do CIEE, recomenda aos jovens que aproveitem o período de fim de ano e férias escolares para identificar vagas de estágio e aperfeiçoamento. “O CIEE está divulgando aqui 800 vagas de estágio para empresas em todo o Ceará e mais 400 vagas de aprendizagem. É o momento de encontro do jovem com a informação e com a formação”, observa.

Cláudio Moreira, supervisor de Unidade do CIEE no Ceará, acrescenta que os participantes terão acesso a 32 palestras relacionadas ao mundo empresarial. “Por exemplo, construção de currículo, futuro das profissões e educação financeira, porque não adianta ganhar dinheiro sem saber administrá-lo. São 34 expositores ao todo, trazendo o mundo do mercado mais para perto do jovem”, informa.