Abertas inscrições para 8ª edição do Prêmio Respostas para o Amanhã

7 de abril de 2021 - 11:50

Estão abertas as inscrições para a 8ª edição do Prêmio Construindo Respostas para o Amanhã, destinado a alunos e professores das escolas públicas de todo o Brasil. A premiação busca incentivar o participante a encontrar alternativas, por meio da aplicação prática de ciência e tecnologia, para resolver problemas locais. O interessado terá até 30 de junho próximo para efetivar sua participação somente pelo site www.respostasparaoamanha.com.br. 

O Prêmio é uma iniciativa brasileira do Solve For Tomorrow, programa global da Samsung. Conta com coordenação geral do Cenpec Educação e a parceria da Unesco, Reduca, OEI e do Conselho Nacional dos Secretários da Educação (Consed).

O programa tem como finalidade estimular e divulgar projetos de investigação científica e/ou tecnológica desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio da rede pública de ensino. Com foco na abordagem STEM (sigla em inglês que significa Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) para o ensino de Ciências, os projetos são desenvolvidos com base no diálogo entre as Ciências, a Tecnologia, a Engenharia e a Matemática, em busca de soluções para determinado desafio local ou global.

Ceará

Nos últimos anos, a participação das escolas estaduais cearenses tem sido destaque no prêmio. No ano passado, o Ceará esteve entre os vencedores nacionais com os projetos: 1º lugar “Vespertílio 01- robô semeador para a agricultura familiar”, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Edson Queiroz e 2º lugar “CapSeed: Revestimento de Sementes com Goma Sustentável”, da Escola de Ensino Médio (EEM) Ronaldo Caminha Barbosa, ambas localizadas em Cascavel. Além disso, teve um projeto vencedor pelo júri popular “BAP: Biocompósito para Adsorção de Poluentes”, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Marconi Coelho Reis, no mesmo município. Obteve ainda 4 dentre os 10 projetos finalistas de 2020 e 6 projetos dentre os 20 semifinalistas.

 

 

07.04.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc

Com informações da Assessoria do Prêmio Respostas para o Amanhã