Formação apoiará estudantes no desenvolvimento de atividades pelos Clubes Estudantis

16 de abril de 2021 - 15:48

A Secretaria da Educação (Seduc) promove, nesta terça-feira (20), o 1º encontro de fortalecimento dos Clubes Estudantis em 2021, voltado para alunos das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) da rede pública estadual. A ação, desenvolvida em parceria entre as Coordenadorias de Educação em Tempo Integral (Coeti) e de Protagonismo Estudantil (Copes), tem o intuito de apoiar os estudantes na execução das atividades pedagógicas desenvolvidas nos Clubes.

Ao todo, serão promovidos três momentos formativos ao longo do primeiro semestre de 2021, e outros três no segundo semestre, por meio da ferramenta Google Meet. Os próximos encontros serão em maio e junho deste ano.

Após cada formação, será aberta uma sala na plataforma Google Sala de Aula, para que funcione como um espaço de reflexão, com a continuação dos debates temáticos e a troca de experiências entre os estudantes articuladores dos Clubes Estudantis de todas as EEMTI do Ceará.

No encontro desta terça, o tema da vez será a matriz de competências socioemocionais trabalhadas no Ensino Médio, apresentadas e desenvolvidas nas aulas de Formação para a Cidadania e Núcleo de Trabalho, Pesquisa e Práticas Sociais NTPPS). O conteúdo foi elaborado com o apoio da Coordenadoria de Gestão Pedagógica do Ensino Médio (Cogem), área da Seduc ligada mais diretamente a esta temática.

Durante a primeira reunião virtual, serão abordadas de forma mais específica as competências relacionadas à abertura ao novo, à autogestão e à amabilidade, com a participação ativa dos estudantes, visando ao planejamento colaborativo das atividades desenvolvidas pelos clubes durante este ano.