EEEP Paulo VI realiza Semana da Língua Alemã

17 de junho de 2021 - 14:36

Ascom Seduc

A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Paulo VI, de Fortaleza, promove nesta quinta-feira (17) e na sexta-feira (18), uma programação especial virtual para vivenciar a Semana da Língua Alemã. A partir das 16h, serão realizadas apresentações artísticas, diálogos e apresentação do Projeto Pasch. Esse momento contará com as participações da secretária executiva de Gestão da Rede Escolar, Oderlânia Leite, da diretora da EEEP Paulo VI, Corina Bitu, do Cônsul  da Alemanha, Hans Jurgen Fiege, da Cônsul da Suíça, Monika Silva-Marte, e representantes do Instituto Goethe e da Casa de Cultura Alemã da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Em sua sexta edição, o evento é uma realização das Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça. A Semana da Língua Alemã é promovida em várias cidades do Brasil, com o intuito de despertar o interesse pelo idioma e ampliar oportunidades de acesso à cultura, tecnologia, ciências e inovações.

A EEEP adota desde 2009 a disciplina de alemão na grade de seus cursos, por meio do projeto Pasch, fruto de uma parceria com o governo alemão e o Instituto Goethe, entre outros colaboradores. A escola oferta os cursos de Hospedagem, Redes de Computadores, Segurança do Trabalho e Enfermagem.

Conforme a diretora Corina Bitú,  é motivo de orgulho comemorar a realização do projeto Pasch numa escola pública. “Em outros estados brasileiros, essa parceria é realizada principalmente com escolas particulares, mas no Ceará, por exemplo,  duas escolas públicas são contempladas. Para  os nossos alunos, é a oportunidade  de abrir novos horizontes, além de possibilitar o contato com mais de um idioma, o que é extremamente  importante no mundo de hoje”, explica.

Na manhã desta quinta feira, a agenda reuniu atividades variadas sobre estilo de vida alemão, brasileiros que vivem na Alemanha e conhecimentos sobre outros países que falam a língua.

O encerramento da semana temática na escola será nesta sexta-feira (18), com apresentação cultural do Projeto Pasch-Alumni Fortaleza, seguido de um bate-papo com os alunos sobre experiências com o idioma e uma sessão de cinema, que exibirá a série Dark.

Na EEEP Paulo VI, o curso tem duração de três anos e tem dado oportunidades de intercâmbio aos participantes. A seleção é feita com alunos da 2ª série, a partir do resultado obtido nas provas relativas ao aprendizado da língua, assim como das demais disciplinas do Ensino Médio. Anualmente, os alunos concorrem a duas bolsas, em julho e janeiro, de 20 dias na Alemanha. A seleção é feita pelo Instituto Goethe, de São Paulo.

A Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP)  Juarez Távora também participa do projeto Pasch e promoverá suas atividades da Semana de Língua Alemã em outro momento.