Tempo Integral: Seduc lança fascículos para apoiar professores de disciplinas eletivas

13 de agosto de 2021 - 12:13

A Secretaria da Educação (Seduc), por meio da Coordenadoria de Educação em Tempo Integral e Educação Complementar (Coeti), lança a “Coleção Componentes Eletivos Fundantes”, composta por um conjunto de fascículos em que são abordados conteúdos da parte flexível do currículo das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI). A ação contou com a parceria do professor Jorge Lira e da equipe do Programa Cientista-Chefe em Educação. As publicações têm o objetivo de oferecer apoio pedagógico e didático aos professores, além de dar subsídios para o desenvolvimento de competências e habilidades dos estudantes, com a ampliação da aprendizagem e o crescimento cognitivo e socioemocional.

Nesta primeira tiragem, foram selecionados componentes eletivos considerados fundantes, ou seja, que apresentam assuntos essenciais e contextualizados, capazes de gerar interesse de aprofundamento nos jovens, a partir das temáticas abordadas. Os itens estão relacionados às quatro áreas de conhecimento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC): Linguagens e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Há, ainda, um módulo relativo à Formação Profissional.

Ao todo, estão sendo disponibilizados 16 fascículos, distribuídos em cinco volumes, de acordo com a área. Em continuidade à ação, serão lançados outros fascículos, sistematicamente, de acordo com a oferta de componentes eletivos nas unidades de ensino, auxiliando assim o planejamento escolar.

As publicações podem ser incorporadas à ação pedagógica das EEMTI, no sentido de favorecer a aprendizagem significativa, que agrega múltiplos conhecimentos e saberes no ambiente escolar e para além deste.

Acesse os fascículos da Coleção Componentes Eletivos Fundantes