Sefaz e Seduc fortalecem parceria em prol da Educação Fiscal

1 de setembro de 2021 - 20:47

Raquel Mourão - Ascom Sefaz - Texto e Fotos

A titular da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), Fernanda Pacobahyba, se reuniu nesta quarta-feira (1º), na sede principal do Fisco Estadual, com a secretária da Educação, Eliana Estrela, para discutir ações conjuntas que visem ao fortalecimento do Programa de Educação Fiscal (PEF-CE).

O encontro também contou com a participação do secretário executivo do Tesouro Estadual e de Metas Fiscais da Sefaz, Fabrízio Gomes, e dos gestores fazendários Germana Belchior (coordenadora de Relações Institucionais), Márcio Morais (orientador da Célula de Relacionamento com a Sociedade) e Clarissa Barroso (gestora do PEF-CE). Também estiveram presentes a coordenadora e a assessora da Educação em Tempo Integral (Coeti), Gezenira Rodrigues e Teresa Márcia da Silveira, respectivamente.

Na ocasião, foram apresentadas propostas para otimizar o desempenho do programa, como o uso de gamificação, a realização de gincanas, a atualização do material didático e o investimento na formação dos professores. Também foi sugerido que o programa Sua Nota Tem Valor, de incentivo à exigência de notas fiscais, seja inserido na rotina escolar.

A secretária Fernanda Pacobahyba ressaltou a importância da parceria entre as duas secretarias. “Estamos tratando da perspectiva de futuro, discutindo de que forma a gente pode integrar mais as equipes, trazer mais valor para os nossos alunos e levar com mais força a questão do desenvolvimento da cidadania e da participação social. Certamente, vamos colher bons frutos.”

Eliana Estrela também enalteceu o trabalho desenvolvido pelos dois órgãos. “Essa é uma parceria antiga. Sabemos que a educação fiscal faz parte da educação há muito tempo. Esse é um momento de fortalecer essa parceria e avançar, expandindo cada vez mais a educação fiscal nas nossas escolas, olhando muito para a comunidade escolar, para esse trabalho de consciência e construção do conhecimento.”

A coordenadora Gezenira Rodrigues informou que, no primeiro semestre deste ano, a disciplina eletiva de Educação Fiscal foi ofertada em 24 Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral, beneficiando cerca de 900 alunos. “Vamos fazer esse fortalecimento para ter um maior alcance do que a gente teve no semestre passado. As escolas estão retornando, estão nesta nova realidade, com a chegada do material. Já houve uma formação para mais de 50 professores, então acredito que esse número será expandido.”

Para Germana Belchior, é fundamental a maior integração entre Sefaz e Seduc para o atingimento dos objetivos do PEF-CE. “Pensamos em estratégias com sustentabilidade para conseguir fazer algo que inove nestes tempos desafiadores, para que a gente consiga envolver alunos e professores. É muito importante ter pessoas com a vivência da educação nos ajudando a construir, a planejar, a acompanhar o Programa de Educação Fiscal.”

Programa de Educação Fiscal

A Secretaria da Fazenda desenvolve, desde 1998, o Programa de Educação Fiscal do Ceará (PEF-CE), com o objetivo de promover o exercício da cidadania, por meio da conscientização sobre a função socioeconômica dos tributos.

Diversas atividades, com foco na participação e no controle social, vêm sendo realizadas ao longo dessa trajetória. Entre elas estão a formação de professores, na modalidade de ensino presencial e a distância; a promoção de palestras para estudantes do ensino fundamental ao universitário; o estímulo à pesquisa acadêmica; além da elaboração de livros e cartilhas infantis sobre tributação e cidadania.