III Copene Nordeste debaterá avanços de políticas para população negra
23 de setembro de 2021 - 14:33
Texto: Ascom Seduc
Com o tema “Agenda 2040: desafios e avanços para políticas públicas e de ações afirmativas no Nordeste na sequência de Durban“, será realizada a terceira edição do Congresso de Pesquisadores Negros e Negras da Região Nordeste (Copene Nordeste). O evento ocorrerá de 27 a 29 de outubro, no formato virtual.
O Congresso é promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN) e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). A iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc).
O III Copene Nordeste terá divulgação livre por seu canal oficial no Youtube e pelo canal da Unilab.
Inscrições
O prazo para a submissões de trabalho foi ampliado até esta sexta-feira (24). Os interessados podem obter informações no site do Congresso: https://www.copenenordeste2021.abpn.org.br/inscricoes/capa
De acordo com a organização, o tema busca promover o encontro de pesquisadores, estudantes, intelectuais, comunidades acadêmicas, agentes políticos governamentais e não governamentais, lideranças dos movimentos sociais negros, a fim de refletir sobre a importância das políticas de ações afirmativas no Nordeste e avaliar os desafios e avanços dessas políticas para a população negra na região. Além disso, a ideia é fomentar discussões, debates e perspectivas futuras para as políticas das ações afirmativas para uma agenda, que tem como norte o ano de 2040, calendário proposto pela Unesco e outros agentes financiadores de pesquisa no mundo.
Os assuntos serão abordados em programação composta de conferências, mesas de debate, simpósios temáticos, comunicações orais; Fórum de Professores Africanos, relatos de experiências, feira de Afroempreendedores e atividades culturais. No dia 27, haverá o Fórum da Educação Básica, que contará com uma mesa de discussão com representantes do Fórum Nacional da Educação e uma Assembleia com os professores dos estados que compõem a região.
Conferência de Durban
O tema faz referência à Conferência de Durban, na África do Sul, em 2001. É considerada um marco nos ganhos na esfera jurídica para a população negra, que, dessa forma, impõe a inclusão de iniciativas concretas na política educacional e nas práticas escolares.
Saiba mais:
https://www.copenenordeste2021.abpn.org.br/