Alunos que Inspiram: festival virtual promove interação de talentos da rede pública

1 de outubro de 2021 - 12:04

A Secretaria da Educação (Seduc) encerrou, nesta quinta-feira (30), o V Festival Alunos que Inspiram – Edição Especial. Ao todo, 27 obras participaram da mostra, que correspondeu à fase estadual da iniciativa. O evento visa identificar, valorizar e dar visibilidade à produção artística e cultural criada e apresentada pelos estudantes da rede pública cearense. As atividades ocorreram de forma virtual com transmissão pelo canal do CED no Youtube, de 28 a 30 de setembro.

Este ano, o festival aconteceu de maneira diferente, devido à pandemia. Foram consideradas nove expressões artísticas divididas em cinco categorias: Artes Visuais; Criações Literárias; Música; Teatro e Vídeo. Conforme o regulamento, competia às escolas e regionais o formato de seleção dos trabalhos encaminhados à Seduc. Ao todo, 182 projetos obtiveram inscrições.

O aluno Renato Santos Dias, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Raimundo Moacir Alencar Mota, localizada em Assaré, reconhece a importância do Festival. Ele participou na expressão artística Poema, com a obra Percebi que era feliz só quando deixei de ser.

“Sou da cidade de Assaré, a terra do poeta Patativa, o maior poeta popular do Brasil. Ser conterrâneo desse nordestino incrível já é um grande peso aqui na minha cidade. Eu sinto um orgulho gigantesco estar aqui entre os três selecionados dessas poesias incríveis. É a primeira vez que estou vendo o trabalho deles e estou impressionado com os talentos, então eu fico muito feliz. Com a minha poesia, eu quis relatar a necessidade que temos em crescer e quando crescemos a necessidade que temos em voltar, voltar a ser criança, a ser livre e sermos felizes”, destaca o estudante.

Para a seletiva da culminância, cada regional poderia inscrever somente um trabalho por expressão artística. Já os trabalhos apresentados nessa fase, foram selecionados pela Coordenadoria de Protagonismo Estudantil (Copes), também responsável pelo evento. Dentre todos os trabalhos inscritos, foram escolhidos três por expressão artística.

O representante da Fundação Demócrito Rocha, Raymundo Netto, que participou da organização da iniciativa e como jurado na mostra, falou de sua satisfação em acompanhar o Festival desde a 1ª edição, em 2016, e o desenvolvimento dos estudantes.

“É interessante vermos a qualidade dos trabalhos, riqueza das obras e temáticas que são apresentadas Também observamos a empolgação das pessoas que participam. Esse ano, o fato de ter um caráter não competitivo, pois nas edições anteriores havia troféu dourado, prateado e bronze, não influenciou. Contamos com representantes de todas as regiões e vão receber o mesmo troféu, pois o objetivo é estimular esses estudantes artistas a produzirem material dentro da expressão que eles mais gostam.”, enfatiza Netto, que é editor, escritor, quadrinista e produtor cultural.

Certificação

Os estudantes que tiverem seus trabalhos enviados para a culminância estadual receberão certificado de 10 horas referente à participação, contabilizadas desde a criação de suas obras até a apresentação no evento. Os autores dos três trabalhos de cada expressão artística apresentados nessa última etapa vão receber, além do certificado, troféu de participação.

Confira AQUI alunos e obras que participaram da culminância do Festival

01.10.2021

Assessoria de Comunicação da Seduc