Professora cearense de Aurora concorre ao Prêmio Professor Destaque da Febrace 2022

23 de março de 2022 - 15:46

A professora Débora Leite de Oliveira, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Tabelião José Pinto Quezado, em Aurora, é finalista do Prêmio Professor Destaque, da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2022. A educadora, que ministra a disciplina de língua portuguesa, orienta o projeto “Fact-check Tabelião: a escola a serviço da verdade”, que foi desenvolvido por alunos da instituição.

A iniciativa, que também é finalista da Febrace na categoria Educação, visa propor a conscientização da população em torno da propagação de informações pelas redes sociais, no intuito de evitar a disseminação de notícias falsas. A partir do projeto, foi criada uma disciplina eletiva de mesmo nome, conduzida pela professora Débora.

Dos 10 professores finalistas ao Prêmio Destaque, seis serão selecionados para ganhar uma bolsa de pesquisa, pelo período de 6 meses. A definição dos vencedores se dá por meio de votação, feita entre os próprios professores, em que cada um aponta três trabalhos. O resultado será conhecido neste sábado (26).

Iniciação científica

A rede pública estadual de ensino do Ceará também se sobressai na Febrace pelos trabalhos desenvolvidos pelos jovens, que agora estão na etapa final. Além do “Fact-check Tabelião”, há outros nove trabalhos competindo na última fase da Feira, em diversas categorias.

O público pode auxiliar as equipes a serem vencedoras. Para tanto, basta assistir aos vídeos disponibilizados no Youtube, que podem ser acessados por categoria, no site da Febrace: https://virtual.febrace.org.br/2022/categorias/. Cada visualização se converte em um voto.

Confira os projetos da rede pública estadual cearense que concorrem na etapa final:

Fact-check tabelião: a escola a serviço da verdade (Categoria: Ciências Humanas)
EEMTI Tabelião José Pinto Quezado

Vésper – robô semeador para agricultura familiar (Categoria: Ciências Agrárias)
EEEP Edson Queiroz

Schot, um telegram bot como ferramenta de incentivo à iniciação científica no Ensino Médio (Categoria: Ciências Humanas)
EEEP Leonel de Moura Brizola

Matspot – conectados à rede mundial do conhecimento: a tecnologia como um facilitador no aprendizado da matemática (Categoria: Ciências Exatas e da Terra)
EEEP Edson Queiroz

Horta autônoma para alimentação saudável no ambiente escolar (Categoria: Ciências Agrárias)
Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará

Esteira sanitizante a baixo custo para centros educacionais (Categoria: Ciências da Saúde)
Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará

Caminhos para segurança alimentar e nutricional: a experiência da Agrofloresta Avós da Terra com o uso da chaya (Categoria: Ciências Sociais e Aplicadas)
EEM Governador Adauto Bezerra (Juazeiro do Norte)

Avaliação in silico de microRNAs contra a replicação molecular do Sars-CoV-2 (Categoria: Ciências da Saúde)
EEFM Deputado Joaquim de Figueiredo Correia

Avaliação do potencial antimicrobiano do Eucalyptus viminalis: uma alternativa para o tratamento de lesões de pele (Categoria: Ciências Biológicas)
EEEP Presidente Médici

Avaliação da eficiência das bombas de sementes no processo de recuperação de trecho da mata ciliar do Riacho das Timbaúbas (Categoria: Ciências Biológicas)
EEM Governador Adauto Bezerra (Juazeiro do Norte)

Febrace

A Feira Brasileira de Ciências e Engenharia é um movimento nacional de estímulo ao jovem cientista, promovida e organizada pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, por meio do Laboratório de Sistemas Integráveis.

Mais informações em: https://febrace.org.br/