Ceará tem duas estudantes selecionadas para o Programa Jovens Embaixadores 2022

22 de abril de 2022 - 16:04

A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou, na última quarta-feira (20), o resultado do processo seletivo do Programa Jovens Embaixadores 2022. As estudantes Vitória Lima Albuquerque, do Colégio da Polícia Militar do Ceará General Edgard Facó, em Fortaleza, e Yasmin Oliveira Martins, da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Lions Club, em Crateús, foram selecionadas para representar o Ceará entre os 50 participantes do programa. A edição de 2022 marca a comemoração dos 20 anos da iniciativa e contará com uma agenda especial.

A seleção contou com um total de 6.435 inscrições e passou pelas etapas de prova escrita e oral em inglês. Um dos princípios do programa é o engajamento dos estudantes em ações de impacto e empreendedorismo social. Por meio destas atividades, os jovens atuam diretamente na transformação positiva do meio onde estão inseridos.

Vitória atua no projeto Correspondentes O Povo, desenvolvido pelo jornal da capital cearense, em que exercita a criatividade e o ativismo por meio da divulgação de textos e ilustrações artísticas. Nas produções, a aluna retrata o contexto da juventude cearense, ao tempo em que reflete sobre o direito à comunicação e a desigualdade social, por exemplo, além de elaborar podcasts educativos.

Yasmin, por sua vez, participa da Associação MAMA, iniciativa que oferece assistência a mulheres que lutam contra o câncer, além de promover campanhas de conscientização e doações de perucas às que sofrem queda de cabelo no processo de tratamento da doença.

A viagem dos Jovens Embaixadores está prevista para ocorrer no período de 1º a 17 de julho deste ano. Na primeira semana, os estudantes participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo, visitam escolas, conhecem projetos sociais e reúnem-se com representantes do governo norte-americano, em Washington-DC.

Em seguida, viajam para outra cidade, onde participam de atividades relacionadas ao tema do programa, visitam projetos de empreendedorismo jovem, fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem seu perfil de liderança.

Para concorrer a uma vaga, era necessário saber falar inglês, ter desempenho escolar de excelência e perfil de liderança, além de participar de projetos de empreendedorismo social ou ter tido uma ideia que gerasse impacto coletivo.

Sobre o programa

A iniciativa, que leva estudantes do Ensino Médio da rede pública do Brasil para um intercâmbio nos EUA, completa 20 anos e, desde sua criação, 690 jovens brasileiros já participaram do programa.

O programa tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, além das empresas FedEx, MSD e IBM, e também, da PLT4Way Inglês e Inclusão Social e da USBEA – Associação de ex-Bolsistas de Programas do Governo Americano. Atualmente, o Programa Jovens Embaixadores é realizado em todos os países do continente americano e conta, ainda, com um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina.

Para mais informações sobre o programa, visite:

https://jovensembaixadores.org.br e
https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores