Seduc lança 21ª edição da Revista DoCEntes

8 de março de 2023 - 15:33

A Pedagogia, a Didática e o Letramento como bases da Educação são temas dos artigos e relatos de experiência que compõem a 21ª edição da Revista DoCEntes, lançada neste mês de março, pela Secretaria da Educação do Ceará.

Os quatro primeiros e o penúltimo artigo giram em torno das temáticas da Pedagogia e da Didática, sendo que a Didática, de forma basilar, relaciona-se à aplicação de métodos e técnicas no processo ensino /Aprendizagem. Já a pedagogia, conforme Paulo Venício, responsável pelo Centro de Documentação e Informações da Educação (CDIE), “é a teoria ou ciência da prática educativa, havendo portanto uma correlação intrínseca com a educação que é uma prática social, que visa o desenvolvimento do ser humano, de suas potencialidades, competências e habilidades” destaca.

Os outros três artigos focam no letramento, uma dimensão significativa do processo educacional, caracterizado por uma concepção ampliada do ato de ler e escrever aos quais se exige a aprendizagem dos conhecimentos de maneira contextualizada às práticas sociais. “As histórias em quadrinhos como fomento para o incentivo e a formação leitora”, é um dos trabalhos publicados nesta edição.

A imagem que compõe essa edição é intitulada Cultura Nordestina e foi criada pelo aluno Guilherme Ferreira Góis, da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Marta Maria Giffoni de Sousa, onde cursa a 2ª série de Administração. A unidade de ensino integra a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) 3, sediada em Acaraú. O estudante participou da edição de 2022 do Projeto Alunos que Inspiram, também desenvolvido pela Seduc para os alunos da rede pública estadual.

É importante destacar que a publicação científica e acadêmica promove a reflexão sobre as dinâmicas pedagógicas e as experiências de ensino-aprendizagem desenvolvidas no âmbito da escola, discutindo diversos temas que estão inseridos na produção de conhecimentos múltiplos dos professores.

Página da Revista DoCEntes para ter acesso a esta edição.

08.03.2023

Assessoria de Comunicação da Seduc