Seduc divulga resultado final do Selo Escola Antirracista

14 de novembro de 2023 - 10:10

Bruno Mota - Texto
Carlos Gorila - Fotos

A Secretaria da Educação (Seduc) divulga o resultado final do Selo Escola Antirracista, iniciativa que tem o objetivo de ampliar o debate em torno da equidade racial na rede pública estadual.

Acesse o resultado final

14.11.2023
Assessoria de Comunicação da Seduc


Selo Escola Antirracista: Seduc divulga resultado parcial e alteração de cronograma

A Secretaria da Educação (Seduc) divulga o Resultado Parcial das Escolas Premiadas e Certificadas e a Alteração de Cronograma referentes ao I Edital do Selo Escola Antirracista, publicado em 22 de agosto de 2023.

Acesse o resultado parcial

Acesse o cronograma atualizado

08.11.2023
Assessoria de Comunicação da Seduc


Seduc prorroga inscrições referentes ao Selo Escola Antirracista

A Secretaria da Educação (Seduc) torna pública a prorrogação das inscrições referentes ao I Edital do Selo Escola Antirracista para unidades de ensino da rede estadual.

Acesse cronograma atualizado

18.09.2023
Assessoria de Comunicação da Seduc


Lançado edital do Selo Escola Antirracista para unidades de ensino da rede estadual

 

A Secretaria da Educação (Seduc) lançou, nesta terça-feira (22), o Selo Escola Antirracista, iniciativa que tem o objetivo de ampliar o debate em torno da equidade racial na rede pública estadual. O evento de lançamento do Selo ocorreu na Escola de Ensino Fundamental e Médio (EEFM) Professor Aloysio Barros Leal, em Fortaleza. A ação reconhecerá as unidades de ensino que se destacarem na realização de projetos pedagógicos inovadores, nos aspectos da inclusão educacional e da superação do racismo, fortalecendo o pensamento crítico, o protagonismo estudantil e a interação com a comunidade escolar.

As regras de participação no certame estão definidas em edital. As inscrições para as escolas que desejarem concorrer ao prêmio ficarão abertas no período de 22 de agosto a 15 de setembro de 2023.

Acesse o edital

A solenidade desta terça contou com a participação do secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos da Seduc, Helder Nogueira; da secretária da Igualdade Racial do Ceará, Zelma Madeira; de representantes do Movimento Negro Unificado e do Projeto Vozes Mulheres, além de estudantes.

O edital contemplará ações pedagógicas afirmativas e antirracistas, para atender às demandas das populações afro-brasileiras e indígenas, efetivando sua história e cultura, fundamentando-se nos princípios da diversidade e da igualdade humana.

Kelvim Tavares de Oliveira, estudante da 3ª série na EEFM Aloysio Barros Leal, enaltece o lançamento do Selo e a evidência que o tema ganhou na educação. “Temos que aceitar quem somos, e não tentar nos encaixar em padrões estéticos. Precisamos nos amar, primeiramente. Temos que valorizar quem somos, os nossos traços, a nossa cultura. Para alguém gostar da gente, não deve depender das nossas características físicas. E não precisamos ser negros para agir contra o racismo”, argumenta.

Helder Nogueira defende que o combate ao racismo deve ser pautado em ações coletivas e coordenadas. “Não podemos caminhar sozinhos. Tudo o que conquistamos até aqui foi fruto da nossa organização, de um movimento solidário e engajado na sociedade civil, para obter os avanços que tivemos nos últimos anos. Este Selo quer dizer que iremos seguir de mãos dadas para consolidar escolas antirracistas no Ceará. E, como desdobramento disso, construiremos uma sociedade antirracista”, ressalta o secretário executivo.

Zelma Madeira enfatiza que a Secretaria da Igualdade Racial se coloca à disposição para contribuir com a implantação do Selo. “Esta é uma data histórica, que nos ajuda a pensar uma transformação social com efetividade, não apenas com ações esporádicas. Esta iniciativa é importante porque irá sistematizar o trabalho, conferindo a marca de ‘antirracista’ àquelas escolas que empreenderem atividades voltadas à implementação de leis importantes, como a 10.639, a 11.645, que contêm diretrizes para as educações quilombola e indígena.