VII Semana Maria da Penha nas Escolas será encerrada nesta sexta-feira, no Crato

24 de agosto de 2023 - 16:21

A Secretaria da Educação (Seduc) realizará, nesta sexta-feira (25), às 9h, a cerimônia de encerramento da VII Semana Maria da Penha nas Escolas, na Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau, no município do Crato. O evento contará com a presença da secretária da Educação, Eliana Estrela, e do secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos, Helder Nogueira.

Também estarão presentes o prefeito do Crato, José Ailton Brasil; a vereadora Lourdes de Carlim; a secretária municipal de Educação do Crato, Germana Rodrigues; e os gestores das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (Credes) 18, 19 e 20, respectivamente Luciana Brito, Marfra Martins e Cícero Pereira.

O tema escolhido para esta edição da Semana foi “Escola e famílias: desvelando violências e construindo espaços de proteção”. Sobre o assunto, haverá uma mesa-redonda nesta sexta-feira. A pauta será debatida pela psicanalista e psicóloga Macedônia Bezerra e pela técnica educacional da equipe de Educação em Direitos Humanos, Gênero e Sexualidade da Seduc, Sílvia Vieira Santos. O diálogo terá a mediação da assistente social Aline Varela.

Durante o evento, também será entregue o Guia Maria da Penha em Braille para escolas que compõem as Credes 18, 19 e 20.

Sobre a semana

A abertura da semana comemorativa ocorreu na última segunda-feira (21), na Escola de Ensino Médio (EEM) Dona Júlia Alves Pessoa, em Fortaleza. O encontro contou com a participação do secretário executivo Helder Nogueira e da juíza titular do Juizado da Mulher de Fortaleza, Rosa Mendonça.

A mobilização anual ocorre em consequência da aprovação da Lei nº 16.044, de 28 de junho de 2016, que instituiu a Semana Maria da Penha na rede estadual de ensino do Ceará. Com isso, anualmente, as escolas de todo o estado têm a oportunidade de refletir sobre os tipos de violências praticadas, as estratégias de prevenção e combate ao machismo, e o funcionamento da rede de assistência social, jurídica e psicológica de proteção à mulher.

Na programação da semana, ocorreram mesas-redondas, sessões de cinema seguidas de debates, webinars, palestras, oficinas e rodas de conversa sobre a Lei Maria da Penha. As atividades foram realizadas por intermédio da Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade da Seduc. A escolha de uma escola na região do Cariri para sediar o encerramento do roteiro formativo tem a intenção de potencializar as ações em prol da luta contra a prática de abusos contra as mulheres, numa área geográfica em que as taxas de feminicídio estão entre as mais altas do Brasil.

Serviço: encerramento da VII Semana Maria da Penha nas Escolas

Onde: EEEP Maria Violeta Arraes de Alencar Gervaiseau