Psicólogos e assistentes sociais participam de evento sobre Gravidez na adolescência

9 de fevereiro de 2024 - 11:26

Nesta terça-feira (6), psicólogos e assistentes sociais que atuam junto às escolas da rede pública estadual e das redes municipais de Fortaleza, Horizonte e Baturité, participaram de uma roda de conversa sobre “Gravidez na adolescência: abordagem profissional para a prevenção”. A ação é resultado de uma parceria entre Secretaria da Educação (Seduc), Secretaria Municipal de Educação (SME) de Fortaleza e a Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), da Universidade Federal do Ceará (UFC), instituições que participam do Programa Viva Seu Tempo, do Ministério Público.

A ação integra a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência, preconizada pela Lei 13.798/2019 que institui a realização de atividades educativas nas escolas e nos serviços de saúde com o propósito e disseminar informações sobre medidas preventivas que contribuam para a redução da incidência da gravidez para esse público.

Durante o evento foram apresentados os dados sobre a realidade da gravidez na adolescência em Fortaleza, informações sobre os métodos contraceptivos disponíveis no SUS para o grupo etário, condutas para a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis. Também foi enfatizada a importância de cada profissional presente na divulgação dos direitos dos adolescentes de atendimento à saúde. A Nota Técnica Nº 02/2022 do Ministério da Saúde assegura aos adolescentes esse atendimento nos serviços de saúde mesmo que desacompanhados, inclusive para vacinação.

09.02.2024
Assessoria de Comunicação da Seduc