Prorrogadas as inscrições para seleção de estudantes para o PreparaITA Ceará

27 de março de 2024 - 15:50

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará, no uso de suas atribuições legais, resolve prorrogar o prazo para a inscrição neste processo seletivo e retificar o cronograma de seleção para as turmas do PreparaITA Ceará 2024. As inscrições vão até dia 03/04/2024 (quarta-feira).

Acesse o novo cronograma

27.03.2024

Assessoria de Comunicação da Seduc

Abertas inscrições para seleção de estudantes para o PreparaITA Ceará

Julianna Sampaio – Texto
José Wagner / Governo do Ceará – Foto

Estão abertas até 27 de março as inscrições para seleção de estudantes que desejam participar do PreparaITA Ceará, projeto desenvolvido pela Secretaria da Educação (Seduc) voltado à preparação para o vestibular do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). O cursinho gratuito é destinado a estudantes que concluíram a 1ª série do Ensino Médio em 2023.

Para participar, os candidatos devem atender aos seguintes requisitos: estar cursando a 2ª série do Ensino Médio; ter menos de 17 anos em 1º de janeiro de 2024 e ser aluno regularmente matriculado em escola de Fortaleza e/ou Região Metropolitana. As inscrições serão realizadas por meio do formulário eletrônico: https://forms.gle/JVc1G6n5ZAhKbgod6

No total, serão ofertadas 80 vagas para as turmas presenciais do PreparaITA Ceará, que serão realizadas na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Jenny Gomes, localizada em Fortaleza. Os alunos selecionados serão matriculados nesta unidade de ensino.

O processo seletivo compreende três etapas. O resultado final será divulgado no dia 30 de abril, no site da Seduc. Acesse aqui para saber como participar da seleção.

Campus do ITA no Ceará

Em janeiro, o Governo Federal lançou a pedra fundamental do primeiro campus avançado do ITA no Nordeste. As novas instalações serão construídas na Base Aérea de Fortaleza.

Esta será a segunda unidade do Instituto e a primeira fora da cidade de São José dos Campos (SP). A sede de Fortaleza abrigará dois novos cursos estratégicos e inovadores, que não são lecionados no município paulista: Engenharia das Energias Renováveis e Engenharia de Sistemas.

O Governo Federal prevê que o vestibular para os dois cursos ocorra em 2024. A primeira turma deverá ser acolhida, em 2025 e 2026, no campus de São Paulo. Em 2027, as atividades serão passadas para a unidade do Ceará.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica é uma instituição de ensino superior pública do Comando da Aeronáutica. Além disso, é um centro de excelência, com cursos de graduação e pós-graduação em áreas afins da engenharia. O setor aeroespacial, por exemplo, é o de maior destaque, oferecendo alimentação gratuita e moradia de baixo custo aos seus alunos.

O Instituto é conhecido nacional e internacionalmente, além de ter um dos processos seletivos mais difíceis do Brasil. Uma de suas principais características é o percentual de aprovações de estudantes de escolas cearenses, o que representa uma média aproximada de 40%.