A educação híbrida no Ceará: 10 anos mediando saberes e aproximando pessoas

12 de abril de 2024 - 16:04

A Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED), da Secretaria da Educação do Ceará (Seduc), comemora, em 2024, uma década de realizações e avanços voltados à inovação educacional. Com sede em Sobral, a Coordenadoria é referência nacional na promoção da formação docente e discente, educação a distância e no campo da educação híbrida.

“Ao longo de uma década dedicada à inovação educacional, a Coded/CED alcançou marcos significativos, promovendo a formação continuada dos profissionais da rede pública estadual de ensino, dinamizando as práticas docentes e oferecendo oportunidades direcionadas à formação integral dos estudantes”, destacou a secretária executiva do Ensino Médio e Profissional, Jucineide Fernandes.

Entre as ações que celebram seus 10 anos, a Coded/CED lançou um Ambiente Virtual ( https://www.ced.seduc.ce.gov.br/10-anos-do-centro-de-educacao-a-distancia-do-ceara/ , o qual se constitui como um espaço dedicado ao repositório da história da instituição e dos eventos significativos que ocorreram ao longo de sua trajetória. O ambiente compartilha um acervo com publicações, fotografias, relatórios e informações sobre os serviços ofertados.

Neste ano, também serão inaugurados dois Núcleos de Inovação Educacional  para ampliar a produção de recursos educacionais digitais. Estes ambientes foram criados a partir da cooperação com a Rede de Inovação Educacional para a Educação Híbrida.

“A Coded/CED reforça o compromisso da Seduc com a inovação e excelência educacional. A Coordenadoria tem desempenhado um papel fundamental na formação de profissionais da educação e na promoção de práticas pedagógicas inovadoras”, afirmou a coordenadora Vagna Brito.

Conjugado à oferta da formação continuada, a Coordenadoria tem produzido materiais didáticos/pedagógicos, realizado curadorias e disponibilizado em seu site diversos recursos educacionais digitais e abertos (REDs/REAs) para apoiar os estudantes no processo de aprendizagem e desafios educacionais, possibilitando o desenvolvimento da fluência digital.

Outra iniciativa de destaque da Coded/CED é o Sistema Online de Avaliação, Suporte e Acompanhamento Educacional (Sisedu) (https://www.ced.seduc.ce.gov.br/sisedu/), plataforma que tem por objetivo identificar as operações mentais das aprendizagens dos estudantes, por meio de avaliações diagnósticas, com vistas ao planejamento de intervenções pedagógicas personalizadas. Com base no currículo, são elaborados Materiais Didáticos Estruturados (MDE) para dar suporte aos professores, bem como a oferta de formação específica para a utilização no processo de recomposição das aprendizagens.

A Coded/CED também é responsável pela realização do Seminário DoCEntes,  evento científico que divulga e compartilha práticas pedagógicas e experiências exitosas elaboradas pelos docentes da rede pública cearense. A iniciativa proporciona aos professores e gestores da rede de ensino reflexões sobre as demandas locais e globais referentes à educação, mobilizando o ensino-aprendizagem por meio de atividades diversas.

Para o desenvolvimento de suas atividades, a Coordenadoria possui uma infraestrutura composta por laboratórios, auditórios, estúdios e salas de videoconferência.  Nesses espaços, são realizadas ações, como as Práticas Laboratoriais de Ciências da Natureza e Matemática (LabCED), que proporcionam experiências de aprendizado imersivas e interativas, assim como no Laboratório de Criatividade e Inovação para a Educação Básica (LabCrie), onde são oferecidas formações para o desenvolvimento da cultura maker

A Coordenadoria também dispõe de um Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), que contribui para a Política Nacional de Formação de Professores, com oferta de vagas em cursos de graduação e pós-graduação, voltadas preferencialmente para profissionais da educação básica.

12.04.2024
Assessoria de Comunicação da Seduc