Seduc e TCE lançam inscrições para 1ª Olímpiada do Controle Social das Contas Públicas

12 de abril de 2024 - 16:53

Correção no texto: seguem abertas até às 23h59min de 5 de maio de 2024, conforme estipula o regulamento, as inscrições para a 1ª Olimpíada do Controle Social (OCS) 2024 para Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral. Para se inscrever, o interessado deve utilizar exclusivamente o link: https://forms.gle/x8YALgCrAqMgKzoT8. Essa é uma iniciativa decorrente de parceria do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, por intermédio do Instituto Plácido Castelo, com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc).

A ideia é promover a formação para a cidadania, o exercício de direitos e a participação popular na fiscalização da administração e dos gestores públicos. Trata-se de um evento educativo, de caráter competitivo, organizado com o intuito de estimular estudos, pesquisas e fomentar o engajamento dos estudantes, professores e escolas na prática do controle social das políticas públicas.

Acesse o Regulamento da 1ª Olímpiada do Controle Social das Contas Públicas – 1ª OCS 2024

18.04.2024
Assessoria de Comunicação da Seduc


Seduc e TCE lançam inscrições para 1ª Olímpiada do Controle Social das Contas Públicas

Começam nesta segunda-feira (15), e seguem abertas até às 23h59min de 30 de abril de 2024, as inscrições para a 1ª Olimpíada do Controle Social (OCS) 2024 para Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral. Para se inscrever, o interessado deve utilizar exclusivamente o link: https://forms.gle/x8YALgCrAqMgKzoT8. Essa é uma iniciativa decorrente de parceria do Tribunal de Contas do Estado do Ceará, por intermédio do Instituto Plácido Castelo, com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc).

A ideia é promover a formação para a cidadania, o exercício de direitos e a participação popular na fiscalização da administração e dos gestores públicos. Trata-se de um evento educativo, de caráter competitivo, organizado com o intuito de estimular estudos, pesquisas e fomentar o engajamento dos estudantes, professores e escolas na prática do controle social das políticas públicas.

Acesse o Regulamento da 1ª Olímpiada do Controle Social das Contas Públicas – 1ª OCS 2024

12.04.2024
Assessoria de Comunicação da Seduc


Governo do Ceará e TCE assinam acordo para realização da “Olimpíada de Controle Social das Contas Públicas”

Roberto Leite – Ascom Casa Civil – Texto
Carlos Gibaja – Casa Civil – Fotos

Edital será publicado na próxima segunda-feira (15). Estudantes participarão de disputas de conhecimento sobre contas públicas e os vencedores serão premiados

Estimular o conhecimento sobre o controle social das contas públicas. É com esse objetivo que o Governo do Ceará assinou um acordo de cooperação com o Tribunal de Contas do Estado (TCE Ceará), por meio da Secretaria da Educação do Estado (Seduc), nesta quinta-feira (11), no Palácio da Abolição.

Estiveram presentes, no ato da assinatura, o governador do Ceará, Elmano de Freitas; o presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz; o diretor-presidente do Instituto Plácido Castelo (IPC), conselheiro Ernesto Saboia; a secretária da Educação, Eliana Estrela; o secretário-Chefe da Casa Civil, Max Quintino; a secretária da Articulação Política, Augusta Brito; e a presidente da TVC, Moema Soares.

Elmano de Freitas, governador do Ceará, ressaltou o papel de formação dos estudantes que esse acordo de cooperação irá proporcionar. “Estamos aqui para aprofundar um processo já realizado na sociedade cearense, sobretudo na educação, de formar uma juventude crítica, perspicaz, pesquisadora, uma juventude que tenha conhecimento do que é um orçamento público, como fiscalizar, de como ter acesso à informação, de ter senso crítico, para a formação de uma sociedade cidadã e que controla as contas públicas. E, dessa maneira, nós estamos muito felizes de poder lançar uma olimpíada sobre cidadania e controle das contas públicas”, destacando que o ensino público estadual já conta com uma disciplina que trata sobre contas públicas.

Com o acordo de cooperação, será possível organizar uma olimpíada do conhecimento entre estudantes de escolas estaduais de Ensino Médio em Tempo Integral que aderiram à disciplina eletiva “Cidadania e Controle Social das Contas Públicas” nos anos de 2023 e 2024.

As disputas ocorrerão em quatro etapas: nas Escolas, Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Credes), Macros e em Fortaleza (com veiculação em programa da TV Ceará), durante seis meses – entre os meses de abril e setembro deste ano. Ao final, os vencedores, tantos alunos quanto professores, serão premiados.

O presidente do TCE Ceará, conselheiro Rholden Queiroz, destacou que o Governo do Ceará é parceiro neste projeto desde 2022. E que a olimpíada sobre as contas públicas é um projeto muito importante, pois trata da “formação das futuras gerações para o controle das contas públicas”. “Nós sabemos que, a cada picolé que o estudante compra, ali tem um imposto. E aquele imposto vai para um bolo comum onde há a arrecadação, e dali são custeados os serviços públicos e as obras públicas. E ele [estudante] tem o direito de saber como aquilo é utilizado, saber onde procurar, saber onde denunciar, saber onde reclamar. Esse é o objetivo dessa disciplina. E nós vamos transformar isso em uma coisa extremamente lúdica, que é uma competição quase nos moldes esportivos”.

Ao todo, 104 escolas poderão participar do certame e se espera que cerca de três mil alunos se envolvam em todas as etapas, em um movimento de cidadania e participação em torno da boa gestão pública. Os primeiros colocados na Etapa Estadual da Olimpíada receberão premiação em dinheiro.

A secretária da Educação, Eliana Estrela, fez a convocatória para que os estudantes do Estado se engajem na olimpíada e adquiram mais conhecimento. “A partir do dia 15 [de abril], a gente está liberando o edital para que vocês possam tomar conhecimento. Você, jovem da escola pública, venha participar, que será muito legal e muito importante para a aprendizagem de vocês”.

Os três primeiras colocados serão premiados da seguinte maneira: estudantes receberão R$ 10 mil, 6 mil e 4 mil; e professores terão prêmios de R$ 5 mil, 3 mil e 2 mil – ambos, respectivamente, 1º, 2º e 3º lugares.