Inscrições para evento “Escola: Espaço de Reflexão” seguem abertas até dia 29

23 de abril de 2024 - 16:51

A Secretaria da Educação (Seduc) informa que as inscrições para participar do evento “Escola: Espaço de Reflexão” seguem abertas até o próximo dia 29, às 11 horas, por meio do Sistema de Inscrição e Certificação da Coded/CED.

Colóquios abertos aos participantes

Eixo: Gênero, Direitos Humanos e justiça social

Colóquio 1: Lugar de mulher é onde ela quiser: a presença das mulheres nos espaços de poder.

Colóquio 2: “Máquina de fazer macho”: Masculinidade hegemônica e violências de gênero

Colóquio 3: É triste a dor do parto? Violência obstétrica, maternidade e maternagem

Colóquio 4: Violências de gênero e outras tipologias: machismo, misoginia, LGBTfobia e etarismo

Colóquio 5: A vida é tão rara: a natureza feminina e acolhedora do nosso planeta em risco

Eixo: Gênero, identidades e interseccionalidades

Colóquio 6: Equidade de gênero e raça no contexto escolar: avanços e desafios

Colóquio 7 – Povos de Terreiro: memórias ancestrais e resistência

Colóquio 8: Afrorresistência: as escritas da negritude pela arte

Colóquio 9: Mulheres com deficiência: violência de gênero e capacitismo

Colóquio 10: (Com)Vivências: gênero e cárcere

Eixo: A escola e as relações de gênero

Colóquio 11: Menina veste rosa e menino veste azul! O papel da escola no letramento de gênero

Colóquio 12: Futuros em risco: o assédio a mulheres e meninas no ambiente escolar/virtual

Colóquio 13: Dignidade menstrual e reprodução na adolescência: disparidades de gênero e impactos educacionais.

Colóquio 14: #ÉcoisaDeHomem, sim! Masculinidades juvenis na escola!

24.04.2024

Assessoria de Comunicação da Seduc

“Escola: Espaço de Reflexão” debaterá equidade de gênero e proteção às mulheres

A Secretaria da Educação (Seduc) realiza, nos próximos dias 29 e 30, a iniciativa “Escola: Espaço de Reflexão”, que tem por objetivo mobilizar as unidades de ensino da rede pública estadual para o debate sobre a formação crítica e reflexiva dos estudantes. Em 2024, a Seduc instituiu, como tema gerador de suas ações pedagógicas, “Equidade de Gênero e Proteção às Mulheres”. Neste sentido, o evento aprofundará as discussões em torno das relações de gênero na contemporaneidade, assim como as temáticas ligadas à valorização e à defesa dos direitos das mulheres, associando-se ao conceito da Escola Acolhedora.

A abertura do seminário será na próxima segunda-feira (29), às 14h, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Coordenadoria Estadual de Formação Docente e Educação a Distância (Coded/CED). A solenidade contará com as presenças do secretário executivo de Equidade e Direitos Humanos da Seduc, Helder Nogueira; da secretária executiva de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher da Secretaria das Mulheres do Ceará, Raquel Andrade; e da promotora de Justiça Elizabeth Almeida, coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), do Ministério Público do Ceará.

Os assuntos serão desenvolvidos em palestras e colóquios temáticos, tendo como público alvo representantes dos vários segmentos da comunidade escolar. Ao todo, serão atendidas 3.200 pessoas, entre gestores escolares, professores, estudantes e técnicos das Regionais, que escolherão um entre 14 colóquios distintos, realizados via Google Meet. As inscrições para participar da atividade ocorrem até esta quarta-feira (24). Os encontros virtuais estão marcados para acontecer na próxima terça-feira (30).

Sobre o EER

Criado em 2017, o “Escola: Espaço de Reflexão” vem oportunizando, ao longo de suas edições, debates acerca de temáticas que respeitem as diferenças, a diversidade e os direitos humanos, visando à construção de uma sociedade justa e democrática. A ação ocorre por meio da Coordenadoria de Educação em Direitos Humanos, Inclusão e Acessibilidade da Seduc.

O “Escola: Espaço de Reflexão” desdobra-se em outros momentos. Após a etapa estadual, as Regionais são orientadas a realizarem suas próprias etapas, fomentando e ampliando o debate com as escolas. Em seguida, as unidades de ensino desenvolvem atividades relacionadas ao tema.

Ao compreender que a escola deve ser um espaço acolhedor e de reflexão, o evento promove a formação integral dos estudantes, gerando o engajamento em atividades relevantes, que tornam os currículos mais dinâmicos e permeados por temas presentes no cotidiano.

Colóquios abertos aos participantes

Eixo: Gênero, Direitos Humanos e justiça social

Eixo: Gênero, identidades e interseccionalidades

Colóquio 6: Equidade de gênero e raça no contexto escolar: avanços e desafios

Colóquio 7 – Povos de Terreiro: memórias ancestrais e resistência

Colóquio 8: Afrorresistência: as escritas da negritude pela arte

Colóquio 9: Mulheres com deficiência: violência de gênero e capacitismo

Colóquio 10: (Com)Vivências: gênero e cárcere

Eixo: A escola e as relações de gênero

Colóquio 14: #ÉcoisaDeHomem, sim! Masculinidades juvenis na escola!