Comitê executivo da Seduc traça perspectivas para a educação no segundo semestre

22 de maio de 2024 - 15:56

Carlos Gorila - Fotos

A Secretaria da Educação (Seduc) realizou, de segunda a quarta-feira (20 a 22), um encontro do Comitê Executivo da instituição, com o objetivo de debater sobre as principais políticas educacionais do estado e planejar as ações para o segundo semestre de 2024. O evento contou com a participação da gestão superior do órgão, além de coordenadores de áreas, coordenadores das Regionais e orientadores das Células de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem.

Na pauta do evento, um dos temas abordados foi o Programa Brasil Alfabetizado (PBA), que no Ceará oferecerá turmas de alfabetização para adultos e jovens com idade de 15 anos ou mais, utilizando a estrutura das escolas da rede pública estadual que oferecem o Ensino Médio Noturno. O plano prevê a abertura de 70 turmas em todo o Ceará, distribuídas nas 23 Regionais de ensino, totalizando o atendimento a cerca de 1.000 estudantes no segundo semestre deste ano.

Outra ação que será desenvolvida, no decorrer de 2024, é o Projeto Elas na Matemática, ligado ao Programa Mais Aprendizagem Matemática. A iniciativa visa conceder bolsas para alunas monitoras, favorecendo a redução da disparidade de gênero na educação, o protagonismo feminino nesta área do saber e o desenvolvimento do potencial de jovens matriculadas no Ensino Médio de tempo regular.

Habilidades socioemocionais

Durante o encontro, também foi tratada a política da avaliação formativa socioemocional, que deve promover momentos de autoavaliação com os estudantes, levando em conta a percepção que os alunos têm sobre si. O processo faz parte do desenvolvimento das competências socioemocionais e visa otimizar o bem-estar subjetivo, em prol da saúde mental dos jovens, no intuito de que tenham capacidade de gerenciar os próprios sentimentos, dentro da formação integral.

O comitê debateu, ainda, a respeito das atualizações previstas para o Novo Ensino Médio, que neste momento passa por análise no Congresso Federal e, após aprovado, irá estabelecer novas diretrizes para a formação básica no Brasil.

A pauta da reunião também contemplou o Circuito de Gestão. Os participantes revisitaram a metodologia do programa e traçaram estratégias para as equipes pedagógicas das Regionais, no objetivo de que possam fortalecer o acompanhamento das gestões das escolas.

Metas

Ainda na programação do comitê, houve a pactuação de metas pelos resultados de aprendizagem do Ceará para o ano de 2024. Trata-se da declaração de um compromisso coletivo, firmado entre escolas, Regionais e Seduc, fundamentado na ampliação do acesso, na garantia da permanência, na redução das desigualdades e na ampliação das oportunidades de recomposição das aprendizagens.

O Comitê apresentou, ainda, os encaminhamentos das ações relacionadas à inscrição e preparação dos estudantes para os processos seletivos de ingresso no Ensino Superior, assim como as perspectivas quanto à participação de alunos da rede estadual em eventos científicos nacionais e internacionais.

Também foram apresentadas as iniciativas voltadas às temáticas de gênero, sexualidade, educação para pessoas com deficiência, cidadania e cultura digital, assim como as estratégias de gestão para equidade racial, educação do campo, indígena e quilombola.