Aprender pra Valer: Servidores das escolas com melhor desempenho recebem remuneração

1 de dezembro de 2009 - 03:00

Os servidores das 13 escolas da rede estadual que obtiveram  os melhores resultados no Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece) 2008 estão recebendo hoje(1º), da Secretaria da Educação (Seduc), o pagamento referente ao Prêmio Aprender Pra Valer.  A iniciativa é destinada aos funcionários das escolas que atingiram médias de competência em Língua Portuguesa e Matemática, nas três séries do Ensino Médio, igual ou superior a 1.500 pontos, e participação de estudantes na avaliação de, no mínimo, 80% dos alunos. A premiação beneficiará 466 pessoas e representa um investimento de R$ 638,5 mil.

 

Segundo a legislação, vão receber a premiação os ocupantes de cargos comissionados de diretor, coordenador e secretário escolares, além de professores e servidores pertencentes ao quadro da Seduc.  Estão incluídos os professores contratados por tempo determinado, em efetivo exercício durante todo o segundo semestre letivo 2008. O pagamento para esses profissionais foi efetivado hoje, dia 1º. Os terceirizados também serão agraciados. Nesse caso, a  Secretaria ainda viabilizará o pagamento referente ao prêmio.  

 

O valor a ser recebido como premiação corresponderá, em seu limite inferior, a 70%  para um acréscimo de 7% na média de proficiência dos alunos e, no seu limite superior, a 100% , quando se verificar acréscimo de 10% ou mais na referida média.

 

A lei Nº 14.484, que institui a premiação foi aprovada no dia 25 de setembro passado, pela Assembleia Legislativa, juntamente com a lei Nº 14.483, que estabelece a premiação para alunos do Ensino Médio com melhor desempenho acadêmico nas escolas da rede pública estadual de ensino que estão no nível adequado de proficiência, em Língua Portuguesa e Matemática, conforme a escala da referida avaliação, que vai de 0  a  500 pontos. Para receber o prêmio os alunos devem estar no nível adequado que é a partir de 325 pontos em Português e 350  pontos em Matemática. A solenidade de premiação  está prevista para este mês. Os nomes dos alunos premiados estão disponíveis no site www.seduc.ce.gov.br 

 

Confira as escolas cujos funcionários foram premiados: 

 

Liceu de Maracanaú; EEM José Teixeira de Albuquerque – Jijoca de Jericoacoara;  EEFM Antônio Raimundo de Melo – Carnaubal; EEFM Deputado Manoel Rodrigues – Viçosa do Ceará; EEFM Ministro Antônio Coelho – São Benedito; Colégio Estadual Dom José Tupinambá da Frota – Sobral; EEM Francisco de Almeida Monte – Alcântaras; EEM Huet Arruda – Moraújo; EEM José Cláudio de Araújo – Mucambo; EEFM Zélia de Matos Brito – Guaramiranga; Liceu Deputado Francisco Alves Sobrinho – Acopiara; EEFM Belarmino Lins de Medeiros – Abaiara e EEFM Padre Amorim –  Missão Velha.