Jovens de Pacajus e Horizonte terão novo espaço de educação profissional

5 de dezembro de 2008 - 03:00

Neste sábado, dia 6, a partir das 9 horas, será inaugurado o Instituto de Educação Jandaia – Desenvolvendo Gerações(BR 116, km 54, Pacajus). O novo espaço tem como objetivo promover uma formação profissional inovadora e de qualidade, além de favorecer oportunidade de emprego a jovens de Pacajus e Horizonte, oriundos de escolas públicas. A iniciativa é resultado de um convênio firmado, esse ano, entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação(Seduc), e o Instituto. A solenidade terá as presenças da secretária Izolda Cela, do Presidente da entidade, Luis Eduardo Figueiredo, e demais parceiros.

 

Os alunos que farão parte do projeto Desenvolvendo Gerações, entre outras atividades, terão acesso a cursos gratuitos nas áreas de qualidade, manutenção, produção, logística e almoxarifado, além de palestras sobre temáticas da Educação, Trabalho, Arte e Cultura, Ambiente, Cidadão, Comunitário, Tecnológico, Familiar e Espiritual. Serão atendidos 200 jovens entre 14 e 21 anos, matriculados em escola pública ou ex-alunos da rede, e que buscam o primeiro emprego.

 

Para apoiar as ações de ensino, a Seduc viabilizou 38 computadores, seis televisões de 29 polegadas, 200 carteiras escolares, além de aparelhos de DVD’s, projetores multimídias e mobílias em geral. O trabalho também envolverá acompanhamento pedagógico. Na Secretaria, o projeto é desenvolvido por técnicos da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola(Cdesc), por meio da Célula de Projetos Juvenis(Cejuv).

 

Além do Projeto Desenvolvendo Gerações, o Instituto de Educação Jandaia ofertará  iniciativas como a “Rede Todos Nós” – uma rede a ser formada por outras empresa, órgãos públicos, Organizações Não-Governamentais(ONGs), universidades, empresa e organismos internacionais, no intuito de apoiar e desenvolver iniciativas direcionadas para os jovens;“Inovações Humanas para a Vida” e o “Educação para o Desenvolvimento”.

 

A idéia é empreender, em rede, um centro de formação profissional e humana, no intuito de promover também  o desenvolvimento econômico, social e ambiental dos municípios envolvidos, bem como regiões circunvizinhas. O Instituto fará, de forma permanente, pesquisas de mercado com as empresas locais para identificar as necessidades de capacitação e mão-de-obra da região.